Ainda às voltas com o contrato de desenvolvimento de um novo sistema de processo eletrônico, barrado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça de São Paulo avança na migração de serviços para nuvem. E conclui a migração de mais de 50 mil contas para a plataforma Office 365, da mesma Microsoft.
Nesse caso, o contrato foi firmado com a revendedora Brasoftware ainda em outubro de 2018. “Um dos nossos maiores desafios foi o prazo de apenas um mês e meio para transferirmos todas as contas para a plataforma Office 365”, diz o gerente de serviços da Brasoftware, Rodrigo Vieira.
Segundo a empresa, a gestão de identidade dos usuários da plataforma Office 365 possibilitou realizar uma integração com as aplicações do TJSP e possibilitar a criação de usuários unificados, sem que seja preciso criar uma nova conta para cada aplicação utilizada. O TJSP tem 2,6 mil magistrados, sendo 360 desembargadores, e 56 mil funcionários em 319 comarcas no estado.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.