TELECOM

TIM instala polo de estudos de 5G em São Paulo

Convergência Digital ... 18/12/2019 ... Convergência Digital

A TIM ativou seu primeiro polo de estudos e testes do 5G em São Paulo. O local escolhido é o maior hub de empreendedorismo da América Latina, o Cubo Itaú. A rede de quinta geração, instalada em parceria com a Ericsson, vai possibilitar que as startups possam desenvolver aplicações inéditas nas áreas de indústria 4.0, saúde, educação, tecnologias imersivas e IoT.

"É importante que as startups tenham consciência do poder transformador dessa transição tecnológica e comecem a avaliar os impactos e benefícios sobre os seus modelos de negócio. A TIM, por meio dessa parceria e ação em colaboração com Cubo, começa a influenciar e a fomentar o ecossistema dessa tecnologia para atender as demandas no Brasil e no mundo", avalia Janílson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

O 5G diminui significativamente a latência, que é o tempo de resposta ao acessar conteúdo na internet, possibilitando novos modelos de negócios, como o processamento de dados na nuvem, reduzindo exponencialmente os custos de software e hardware, além de permitir a construção de uma rede massiva de dispositivos conectados à Internet das Coisas.

A ativação, mediante autorização específica da Anatel, celebra a parceria de quatro anos do Cubo com a TIM, que já havia instalado no espaço o NB-IoT, plataforma dedicada para o desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas. A operadora já possui três laboratórios 5G em Florianópolis (SC), Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG), além de lojas da operadora na capital paulista.


Internet Móvel 3G 4G
Tribunal de Justiça suspende regulamentação do Uber no Rio de Janeiro

Justiça suspendeu dois Decretos, sendo que um dele impõe o pagamento de um percentual das corridas à prefeitura. Relatora do processo disse que os Decretos suspensos extrapolam a competência da União.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos

Sanção de 25 milhões de euros foi imposta pelo órgão da concorrência da França. Empresa admitiu em 2017 que reduz deliberadamente a performance de vários modelos mais velhos.

Femtocells terão tratamento igual a dos roteadores Wi-Fi na Anatel

Decisão foi tomada pela Anatel para massificar o uso das antenas de baixa frequência e que amplificam o sinal da telefonia móvel. Até então restritas apenas às operadoras, as femtocells poderão ser compradas e instaladas pelo consumidor.

5G: Edital vai à consulta com 400 MHz em 3,5 GHz e bloco exclusivo para os pequenos

Depois de muito ruído, além de retomar modelo tradicional de leilão, a proposta aprovada no Conselho Diretor da Agência prevê ressarcimento à radiodifusão pela Banda C estendida e modelo do 4G de empresa independente para operacionalizar mitigação de interferências. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G