Home - Convergência Digital

Mastercard: teles não serão nossas concorrentes

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 16/12/2019

A entrada das operadoras de telefonia na oferta de serviços financeiros não assusta a Mastercard. Muito pelo contrário. "Quanto mais atores, melhor para nós. A Mastercard quer ser parceira desses atores. Nós queremos estar onde o pagamento estiver. Se as teles vão entrar, ótimo. Mais produtos serão desenhados e mais pagamentos serão feitos com as nossas tecnologias", observou o presidente da companhia, João Pedro Paro Neto, em encontro com jornalistas, em São Paulo. A Claro e a TIM já anunciaram a disposição de oferecer serviços financeiros a partir de 2020, especialmente, para quem não tem conta bancária tradicional.

A aposta no pagamento por aproximação é uma realidade. Somente no mês de novembro foram realizadas cerca de 13 milhões de transações do tipo contactless. Em janeiro, eram apenas 1,4 milhão de transações. A popularização do modelo é o desafio da cadeia de pagamentos. E quem ajuda nessa 'massificação' é o transporte público. Desde setembro, usuários de 12 linhas de ônibus da cidade de São Paulo já podem pagar a passagem do transporte com cartões de crédito, débito e pré-pagos da Mastercard e também Visa habilitados com a tecnologia por aproximação.

O objetivo, agora, é o de ampliar o projeto para outras cidades do País. No Rio de Janeiro, a Mastercard levou a tecnologia para o sistema de pagamento de trens na cidade. "É um potencial enorme para a indústria e teremos um grande avanço para o próximo ano", pontuou Paro Neto. Dados da Mastercard revelam que mais de 4900 cidades brasileiras já realizam transações por aproximação. A Mastercard apostta ainda que o mercado de cartões tenha um crescimento de 24%, chegando a R$ 2,3 trilhões movimentados.

Os pagamentos por aproximação podem ser feitos tanto com cartões de plástico dotados da tecnologia NFC quanto por meio de smartphones e wearable devices (relógios e pulseiras) com a mesma tecnologia e um app de carteira móvel, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay, por exemplo, associado a um cartão de crédito ou débito.





Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/02/2020
Carteira digital representou apenas 0,03% dos pagamentos recorrentes no Brasil

16/12/2019
Mastercard: teles não serão nossas concorrentes

27/11/2019
Meios de pagamento: Tribunal do Cade rejeita recurso do Itaú e da Rede

25/10/2019
Meios de pagamento: CADE amplia investigação para Itaú e Rede

24/10/2019
Cade investiga bancos sobre meios de pagamento

12/09/2019
Ônibus em São Paulo vai aceitar pagamento por NFC e cartões de débito, crédito e pré-pago

02/09/2019
Rakuten: não há lugar para todos na guerra das maquininhas

14/08/2019
ABRANET acusa Mastercard de frear a competição nos meios de pagamentos

04/06/2019
Câmara recria comissão especial para regulamentar moedas virtuais

28/03/2019
Ingenico fabrica terminal Android para meio de pagamentos no Brasil

Destaques
Destaques

Bloqueio de celular pirata não impediu disparada de 344% no mercado cinza

Segundo dados da IDC Brasil, o resultado de 2019 indica que o aperto no bolso dos brasileiros foi maior que o da fiscalização. Entre os modelos mais baratos, no entanto, o mercado “paralelo” caiu. 

5G vai movimentar mais de R$ 5 trilhões até 2025

Segundo estimativas da GSMA, 80% desse valor será concentrado no investimento nas redes de nova geração. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site