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Mastercard: teles não serão nossas concorrentes

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 16/12/2019

A entrada das operadoras de telefonia na oferta de serviços financeiros não assusta a Mastercard. Muito pelo contrário. "Quanto mais atores, melhor para nós. A Mastercard quer ser parceira desses atores. Nós queremos estar onde o pagamento estiver. Se as teles vão entrar, ótimo. Mais produtos serão desenhados e mais pagamentos serão feitos com as nossas tecnologias", observou o presidente da companhia, João Pedro Paro Neto, em encontro com jornalistas, em São Paulo. A Claro e a TIM já anunciaram a disposição de oferecer serviços financeiros a partir de 2020, especialmente, para quem não tem conta bancária tradicional.

A aposta no pagamento por aproximação é uma realidade. Somente no mês de novembro foram realizadas cerca de 13 milhões de transações do tipo contactless. Em janeiro, eram apenas 1,4 milhão de transações. A popularização do modelo é o desafio da cadeia de pagamentos. E quem ajuda nessa 'massificação' é o transporte público. Desde setembro, usuários de 12 linhas de ônibus da cidade de São Paulo já podem pagar a passagem do transporte com cartões de crédito, débito e pré-pagos da Mastercard e também Visa habilitados com a tecnologia por aproximação.

O objetivo, agora, é o de ampliar o projeto para outras cidades do País. No Rio de Janeiro, a Mastercard levou a tecnologia para o sistema de pagamento de trens na cidade. "É um potencial enorme para a indústria e teremos um grande avanço para o próximo ano", pontuou Paro Neto. Dados da Mastercard revelam que mais de 4900 cidades brasileiras já realizam transações por aproximação. A Mastercard apostta ainda que o mercado de cartões tenha um crescimento de 24%, chegando a R$ 2,3 trilhões movimentados.

Os pagamentos por aproximação podem ser feitos tanto com cartões de plástico dotados da tecnologia NFC quanto por meio de smartphones e wearable devices (relógios e pulseiras) com a mesma tecnologia e um app de carteira móvel, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay, por exemplo, associado a um cartão de crédito ou débito.





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