O Comitê Gestor da Internet no Brasil abriu nesta quarta, 11/12, o processo eleitoral para escolha dos representantes da sociedade civil, sendo quatro vagas para o terceiro setor, quatro para as empresas e três para a comunidade científica e tecnológica. Os mandato são de três anos, a partir de junho de 2020.
As entidades que desejarem participar e votar precisarão ser homologadas e poderão indicar candidatos para representar o seu segmento até 2023. Para se inscrever devem enviar os documentos necessários até 6 de fevereiro de 2020 para serem homologadas a compor o colégio eleitoral do respectivo setor.
Todas as orientações estão disponíveis no sítio do CGI.br: cgi.br/processo-eleitoral/. Após a composição dos diversos colégios eleitorais, será iniciado o prazo para a indicação dos candidatos para as 11 cadeiras da Sociedade Civil. A votação será realizada por meio eletrônico no período de 18 a 22/05 de 2020.
Além dos 11 representantes eleitos, o CGI.br conta com outros nove membros indicados por órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de internet, formando um colegiado multissetorial com 21 integrantes.
Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.
A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.
Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.
Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet.
"Somos um dos maiores registros do mundo e seguimos numa operação muito sólida", comemora Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos pioneiros da Internet no Brasil.