Clicky

SEGURANÇA

Lei de Dados Pessoais vai acelerar digitalização dos negócios

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/12/2019 ... Convergência Digital

A transformação digital já carrega em si a segurança da informação como prerrogativa, o que faz com que as empresas da cadeia de valor da internet estejam naturalmente mais preparadas para as novas exigências trazidas pela Lei Geral da Proteção de Dados. Até por isso, a entrada em vigor da nova lei, em agosto de 2020, pode ser um catalisador da digitalização, como apontou o presidente da Associação Brasileira de Internet, Abranet, Eduardo Neger, no 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, 

“As empresas de internet já excedem as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Os dados, e portanto a segurança da informação, é matéria-prima básica para empresas da cadeia de valor da internet. Mas a proteção de dados não vale apenas para a internet. Vale para a portaria do condomínio, da academia, para as fichas médicas em papel. Talvez outros setores, como o pequeno comércio, por entender que vão ter que lidar com dados com muita seriedade, migrem também para a internet e haja um incentivo maior para setores que ainda são analógicos se digitalizarem para ganhar segurança.”

A própria preparação para o cumprimento da LGPD, além da oportunidade para conferir e reavaliar o uso dos dados, é um possível mercado para quem já tem expertise no assunto. “Vemos duas situações, primeiro a preocupação das empresas da cadeia de valor da internet para suas implicações imediatas, como lidar com os dados, se esta no compliance exigido pela nova legislação. Por outro lado, na mesma cadeia tem empresas com produtos e serviços desenvolvidos para isso. Deixa ser apenas uma preocupação para se tornar uma grande oportunidade de negócios. As empresas podem começar também a enxergar um novo mercado.Assistsa a entrevista


TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.

Serpro renova contrato de R$ 2,3 milhões com IBM para recuperação de desastres

Firmado inicialmente em 2018, contrato por inexigibilidade de licitação envolve suporte e assinatura do sistema de continuidade GDPS. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G