TELECOM

Casa Civil oficializa entrada do 5G no Programa de Parcerias de Investimentos

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

O governo federal publicou nesta segunda-feira, 9/12, a recomendação para que o leilão de frequências do 5G seja incluído no Programa de Parcerias de Investimentos, ou PPI, atendendo a sugestão do relator da proposta de edital na Anatel, Vicente Aquino. 

Segundo justifica o Conselho do PPI, “os sistemas de 5G prometem proporcionar uma experiência aprimorada ao usuário final em relação às gerações precedentes”, e que eles “terão um papel fundamental no desenvolvimento de cidades inteligentes, proporcionando o surgimento de novos serviços e modelos de negócios baseados em uma economia digital”

A recomendação para o PPI foi aprovada pelo Conselho ainda em novembro. A ideia é ressaltar o caráter “prioritário e estratégico” do leilão, de forma que uma divulgação internacional ajude a ampliar a concorrência. Na prática, no entanto, é mais provável que a disputa “internacional” se resuma aos grupos espanhol, mexicano e italiano que já predominam nas telecomunicações no Brasil. 

Os termos do edital ainda estão em debate na Anatel. Depois de uma primeira versão, uma nova proposta será apresentada na reunião de 12/12. Aquela que tiver a maioria dos votos no Conselho Diretor da agência ainda precisará ser submetida a uma consulta pública. De forma que a realização da licitação deve ficar para o segundo semestre de 2020. 


Internet Móvel 3G 4G
Klabin usa drones para prevenção em tempo real

A empresa foi autorizada pela ANAC a operar veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) sem a necessidade de contato visual constante com uma equipe em terra.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.

Brasil prepara posição final com relação às políticas para TICs na UIT

Comissão Brasileira de Governança e Regimes Internacionais inicia os debates sobre a posição do País para o Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações de 2021. Evento global debaterá as oportunidades e os desafios para a adoção e o crescimento das novas e emergentes de TICs no mundo.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G