Clicky

SEGURANÇA

Revolução do 5G exige adaptação cultural para segurança

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

Se com o 4G já são dados os primeiros passos de redes de internet das coisas, com o 5G o salto será ainda maior. Uma infinidade de novos produtos e serviços baseados em sensores, câmeras e até carros autônomos trará consigo mais preocupações com segurança. 

“O 5G vem revolucionar o mercado, trazer mais velocidade, mais conectividade. E prover também uma nova gama de produtos e soluções de mercado para atender a população. Hoje as pessoas tem poucos dispositivos conectados na internet. Com o 5G, com alta velocidade, serão câmeras, até carros autônomos, uma infinidade de produtos. E a segurança desses dispositivos é a grande preocupação. A cultura da sociedade precisa se adaptar”, afirma Fernando Sampaio Alves, da TIM. 

O papel das operadoras de telecomunicações é ainda mais estratégico. “Os provedores de comunicações provém acesso para várias entidades, inclusive governo. E a preocupação com ataques é enorme. Isso significa grandes investimentos, treinamento de pessoas, conscientização interna”, explica Alves, que tratou do tema durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília.  Assista a entrevista com Fernando Sampaio Alves, da TIM Brasil.


Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid e clonam dados

Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.

TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G