Clicky

SEGURANÇA

Certificado digital é a ferramenta da Lei Geral de Proteção de Dados

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

Se o mundo online já exige formas seguras de identificação, com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, as transações protegidas terão que se multiplicar. E como aponta o assessor especial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Ruy Ramos, a certificação digital é solução amadurecida e cada vez mais acessível. 

“A questão principal hoje é como saber no mundo digitalizado, na internet, quem está do outro lado. Imagine que sou uma empresa e preciso fornecer informação para aquele cidadão, para aquele cliente. A resposta do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é o uso do certificado digital. A tecnologia que tem mais de 18 anos usando as mais modernas técnicas de criptografia para justamente entregar ao cidadão uma identificação, sua identidade digital”, afirmou durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília. 

“O cidadão, uma vez identificado, por assinar contratos, e a partir da LGPD, acessar bancos de dados de órgãos públicos ou privados, no sentido de ter acesso aos dados, promover alteração ou atualização. Ou seja, empresas e governo vão ter que se preparar para fornecer os dados do cidadão para ele próprio, e para isso é indicado o certificado digital.”

Segundo ele, os preços atuais tornam essa alternativa viável. “Vamos completar o ano com cerca de 6 milhões de certificados emitidos e ao longo dos anos viabilizou-se uma redução sensível de preço. Hoje temos certificados no mercado na faixa de R$ 50, um preço mais acessível.” Assista a entrevista.


TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.

Serpro renova contrato de R$ 2,3 milhões com IBM para recuperação de desastres

Firmado inicialmente em 2018, contrato por inexigibilidade de licitação envolve suporte e assinatura do sistema de continuidade GDPS. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G