GESTÃO

MCTIC é primeiro ministério a aderir a plano de reestruturação

Convergência Digital ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi o primeiro a aderir ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado – TransformaGov, que tem como objetivo avaliar e transformar os modelos de gestão, processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o órgão interessado em aderir ao programa receberá um plano de trabalho customizado de acordo com o diagnóstico da necessidade de modernização da instituição avaliada. A partir dos dados levantados, o ME propõe um conjunto de soluções para que o órgão alcance o resultado esperado.

“Temos várias ações que já foram desenvolvidas pelo Ministério da Economia e que podem tornar a atuação dos órgãos mais eficiente, como a transformação digital de serviços, a Plataforma +Brasil, o Táxigov e projetos de centralização de compras públicas”, explicou Heckert. “O intuito é implementar esse conjunto de soluções de acordo com a necessidade do órgão”.

As ações incluem a revisão do Plano Estratégico do órgão e seu alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) 2019-2022 e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes). Também estão previstas a melhoria de serviços públicos, o aperfeiçoamento de processos internos, e a readequação de estruturas organizacionais vigentes, entre outras ações.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME) coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa.

O programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos; e estruturas organizacionais. Heckert explica que é a primeira vez que a administração pública adota um programa que propõe trabalhar essas áreas de forma conjunta: “Atualmente trabalha-se de forma fragmentada. O TransformaGov propõe avaliar e revisar, em único plano de trabalho, a dimensão estratégica de governança do órgão, os processos finalísticos que entregam serviços à sociedade, os processos internos ao órgão, as pessoas envolvidas e as estruturas organizacionais necessárias”, disse o secretário de Gestão do ME.

* Com informações do Ministério da Economia


eSocial: Alterações relativas à contribuição previdenciária estão no ambiente de testes

O comitê do eSocialdiz que para permitir que empregadores e desenvolvedores façam testes foram estabelecidas datas fictícias relativas às faixas de salário de contribuição.

Aplicativo do governo mostra devedores da União e FGTS

Batizado ‘Dívida Aberta’, app para celulares e tablets permite consulta por nome, CPF ou CNPJ, ou mesmo pelo mapa do Brasil. 

Secretário de Desestatização acusa Serpro e Dataprev de venderem dados pessoais

"Se fosse (empresa) privada não aconteceria", alegou o Secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro, Salim Mattar, em entrevista à radio Gaúcha. Fenadados promete processar Mattar por calúnia.

Empresas de software reagem a novo imposto no Rio de Janeiro

Tributo, oriundo do Fundo Orçamentário Temporário (FOT), passaria a valer a partir de 01 de janeiro, mas liminar, concedida à FIRJAN, adiou a cobrança para março. "Legislação é inconstitucional e vamos reagir", diz o presidente do TI Rio, Benito Paret.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G