INOVAÇÃO

Startup cria robô para cuidar de galerias fluviais

Convergência Digital ... 06/12/2019 ... Convergência Digital

Foi durante o curso de Engenharia de Controle e Automação, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, que o estudante Thiago Rodrigues teve a ideia de criar um robô capaz de inspecionar galerias pluviais de forma eficiente e com melhor custo-benefício na comparação aos equipamentos importados existentes no mercado.

Ele já trabalhava na área e conhecia de perto as dificuldades operacionais, no entanto, o desejo esbarrava na falta de recursos. Após a graduação e já com sua empresa, a startup Roveq Sistemas Embarcados, o engenheiro buscou parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), por meio da Unidade IFF, para que seu objetivo fosse concretizado.

Em apenas 12 meses, o primeiro protótipo já estava em testes. "A parceria com a EMBRAPII foi fundamental para a viabilização da proposta, não somente pela contrapartida financeira, mas por todo o apoio no desenvolvimento, eles abraçaram a causa e acreditaram no projeto", destaca Thiago. "Se não fosse a estrutura do polo (IFF) e a expertise dos pesquisadores, isso não seria possível". Atualmente, a startup de robótica já opera duas unidades em cidades fluminenses.

Tecnologia subterrânea

O robô desenvolvido tem como objetivo localizar e registrar por meio de imagens (vídeos e fotos) deslocamentos ou obstruções em tubulações de galerias pluviais, aquelas destinadas à captação e escoamento da água de chuva coletadas pelas bocas coletoras. O diferencial dele é que é adaptável e a prova d'agua, ou seja, pode ser configurado para atuar em outros ambientes, como esgoto sanitário e rede de abastecimento de água, operando em módulo flutuador e submerso.

Ele tem maior autonomia de funcionamento na comparação aos equipamentos de características semelhantes existentes no mercado, uma vez que seus módulos são independentes não havendo a necessidade de interromper o trabalho de inspeção para recarregá-lo, basta fazer a substituição da bateria. Segundo William Vianna, coordenador do projeto do IFF, a tecnologia vai contribuir para aperfeiçoar as atividades na área de saneamento. "O sistema desenvolvido auxilia na manutenção e implantação de redes pluviais e de esgotamento sanitário tão escassos no Brasil. A EMBRAPII em conjunto com outros parceiros permitiu criar as condições para geração de trabalho e renda a partir do desenvolvimento tecnológico. Na minha opinião este é o principal benefício imediato para a sociedade."

Com a tecnologia, é possível identificar o local exato do problema, seja ele por obstáculos com pedras, lixo, galhos, rupturas estruturais ou até mesmo ligações de esgoto clandestino. As causas são apresentadas em relatório detalhado possibilitando a adoção de medidas cabíveis e redução no custo de manutenção.


Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G