Home - Convergência Digital

Anatel autoriza Neoenergia a criar primeira rede privada LTE no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 06/12/2019

A Anatel autorizou a Neoenergia, por meio da distribuidora Elektro, a operar a frequência de 3,5 GHz no projeto Energia do Futuro, em que vai construir um novo modelo de rede elétrica inteligente na região de Atibaia, no Interior de São Paulo. O projeto será a primeira rede privada de banda larga LTE no Brasil e a primeira para redes elétricas inteligentes na América Latina.

A tecnologia está sendo implantada em parceria com a Nokia e vai permitir a comunicação de todos os dispositivos da rede inteligente em Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, abrangendo um total de 75 mil clientes da Elektro, e tem previsão de estar totalmente operacional em janeiro de 2020. 

O projeto, de R$ 10 milhões, iniciado em janeiro de 2018, pretende alavancar um consumo de energia elétrica mais consciente e eficiente, proporcionando uma nova experiência para o cliente, além de melhorar a qualidade do fornecimento, reduzir perdas e integrar os recursos energéticos distribuídos (geração solar, veículos elétricos e baterias).

A rede 4G LTE faz parte da estratégia do grupo para levar as redes inteligentes aos 13,9 milhões de clientes da Neoenergia nos próximos anos, desenvolvendo o modelo DSO (Distribution System Orchestrator), em que a distribuidora realiza a gestão energética completa do sistema elétrico. A tecnologia de telecomunicação vai garantir a confiabilidade necessária na comunicação das redes elétricas inteligentes (conhecidas em Inglês como smart grids).

A tecnologia conectará equipamentos de automação de rede, medidores inteligentes, subestações, sensores e concentradores de dados em toda a área de serviço, permitindo a automação por meio da troca de informação em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas (SP). O LTE será o elemento de conectividade que possibilitará a leitura em tempo real dos dados, mantendo a segurança e confiabilidade necessária.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/01/2020
Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

22/01/2020
Anatel adia definição sobre as normas para migração das concessões de telefonia

15/01/2020
Edital 5G e cálculo para o fim das concessões entre as prioridades da Anatel em 2020

14/01/2020
Consulta de pré-pagos por CPF chega aos estados do Nordeste e Centro-Oeste

19/12/2019
Estudo diz que celulares do Brasil não fazem mal à saúde

17/12/2019
Anatel antecipa debate sobre fim das concessões do STFC

16/12/2019
Com expansão para Nordeste, alerta de desastre pela TV paga alcança todo o país

12/12/2019
Clima azeda no Conselho Diretor da Anatel e atropela agenda regulatória

12/12/2019
Novo edital do 5G transforma ágio em obrigações, mas decisão fica para 2020

12/12/2019
Teles terão selo de qualidade e nota ruim permitirá quebra de contrato

Destaques
Destaques

Falta profissional para pegar no 'pesado' do 5G

Os jovens não querem trabalhar na instalação e manutenção das redes móveis e faltam equipes para atender a demanda das operadoras. "Esse trabalho não é 'atrativo' e precisamos criar algo para fazer os jovens apostarem na área", advertiu o chairman da FCC, Ajit Pai.

O carro será uma Internet das Coisas

A projeção é do CIO para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles, André Souza Ferreira. Segundo ele, como um dispositivo conectado, o carro será um provedor de serviços ao cidadão.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site