TELECOM

TIM Brasil: 5G é mais uma política de Estado do que um negócio de telecom

Ana Paula Lobo ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

O 5G é muito mais uma política de Estado do que um negócio para as operadoras de Telecom, advertiu o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, em encontro com a imprensa nesta quinta-feira, 05/12, em São Paulo. O executivo insistiu que se o leilão for arrecadatório - e há a preocupação nesse sentido uma vez que a venda das frequências do 5G entrou no programa de Privatização do Governo Bolsonaro e passou à Casa Civil - as operadoras não vão ter dinheiro para comprar frequência e instalar redes ao mesmo tempo.

"Precisamos dizer que para as operadoras o 5G não será de fácil monetização no curto prazo. O 4G o foi. Foi possível falar para o acionista. Investe que vamos ganhar dinheiro logo. No 5G, o cenário é outro. Quem ganha de verdade é o Estado. São aplicações de segurança, de educação de telemedicina viabilizadas pela tecnologia", sustentou. O CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, lembra que o 5G não vai minimizar os aportes no 4G. "O 4G será o pilar dos negócios e das redes pelo menos até 2028", afirmou.

O CEO da TIM Brasil  espera que o modelo de leilão seja diferente do proposto pelo conselheiro Vicente Aquino à Anatel. "Não se pode ter uma operadora com 120 Mhz e as outras tendo de dividir o restante, com 60 Mhz destinado aos provedores regionais. Esse modelo não é justo para quem já investiu no Brasil", reforçou. A decisão do modelo será tomada no dia 12/12, pelo Conselho Diretor da Anatel.

Mesmo que a Lei Geral de Telecom e o próprio novo marco legal, ainda à espera de regulamentação da Anatel, não permita uma aquisição integral entre as operadoras e o assunto tenha de passar por uma intevenção do governo, a TIM Brasil disse que se a Oi colocar à venda a operação móvel, irá estudar a aquisição. "Toda e qualquer frequência nos interessa como ativo de negócio".

Em busca de "um Brasil que ganha" como disse ao se referir ao ano de 2020 e as conquistas do Flamengo na América e no Brasil, Labriola se mostrou interessado em entrar na disputa pelos serviços financeiros às classes C, D e E por meio do pré-pago, que depois de um baque significativo, sinaliza uma recuperação nos últimos dois meses. "Outubro foi uma boa retomada no pré-pago, novembro foi no mesmo modelo e precisamos ver dezembro, mas a retomada do pré-pago é um ótimo sinal para o mercado e nos permite pensar em diferentes serviços", adiantou.




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