SEGURANÇA

Governo terá guia para implantar a LGPD nos órgãos públicos

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

A menos de 200 dias da vigência da Lei Geral de Dados Pessoais, o governo federal enfrenta tantas, ou mais, dificuldades para cumprir as exigências da nova legislação. Em um trabalho paralelo com a transformação digital dos serviços públicos, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia também se debruça, no papel de ente central da TI federal, em como orientar os órgãos públicos nessa adaptação. 

“A Lei Geral de Proteção de Dados é multidisciplinar. Envolve a segurança da informação, mas também a área jurídica, administrativa, ouvidoria, comunicação. Temos um trabalho forte de segurança cibernética na LGPD e com o Comitê Central de Governança de Dados esse tema vai ser tratado ali. Estamos elaborando um guia, a ser lançado daqui alguns meses, com orientações para a administração pública em relação a implementação da LGPD, com roadmap envolvendo não só a questão de segurança, mas também essas áreas multidisciplinares”, explica o coordenador-geral de segurança da informação da SGD, Anderson Souza. 

Como defendeu ao participar do 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, a segurança cibernética exige compartilhamento de responsabilidades entre quem oferece, gerencia e usa os serviços. 

“A gente acredita no modelo de risco compartilhado entre o gestor, o fornecedor e o próprio cidadão que vai utilizar aquele serviço. Temos o trabalho de monitoramento de riscos das plataformas de governo digital e fazemos um trabalho junto com o GSI, junto com os fornecedores, Serpro, Dataprev, em relação a esse monitoramento. E isso envolve a implementação de controles de segurança cibernética, seja para prevenir ou mitigar os eventos de riscos nessas plataformas.” Assista a entrevista.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Dell vende RSA por US$ 2,08 bi e se desfaz de mais um ativo da EMC

Empresa de Michael Dell abriu mão da unidade de segurança cibernética e repassou o controle para um consóricio liderado pela Symphony Technology Group.

Accenture compra divisão de segurança cibernética da Symantec

Os valores da transação não foram revelados. Com a aquisição a Accenture Security passa a fazer parte dos principais fornecedores de serviços de segurança gerenciados e terá a nuvem como plataforma de desenvolvimento.

Adiar a LGPD para ganhar tempo não vai resolver o problema das empresas

“Existe um viés de adiamento, mas isso não vai resolver o problema”, afirma o gerente de contas do grupo Binário, Leandro Alves.

Serpro faz a plataforma para consentimento ao uso de dados no Governo

“O governo coleta informações para usos obrigatórios, mas para outros usos precisa de consentimento”, explica o superintendente de segurança da informação da estatal, João Vieira de Almeida Junior.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G