INCLUSÃO DIGITAL

Joint venture entre Hughes e Yahsat é aprovada pela Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou a operação conjunta proposta pela Hughes e Yahsat, para oferta de serviços de banda larga via satélite no Brasil, com ofertas para os mercados de atacado e varejo, residencial, corporativo e governamental. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta, 29/11. 

Segundo resume a Anatel, as empresas registraram a intenção de criar uma Joint venture entre os seus respectivos grupos econômicos para prestar o Serviço de Comunicação Multimídia no Brasil. “Sustentam que a união das experiências que cada um possui nos respectivos segmentos que atuam proporcionará a oferta de serviços mais qualificados e competitivos, com potencial para estimular a eficiência e introduzir novos desafios ao mercado”.

Conforma a análise, a atuação da Hughes está focada na prestação do SCM para usuários residenciais, pequenas empresas, clientes corporativos e governamentais, utilizando-se de diversas frequências satelitais alugadas de terceiros (bandas Ka, Ku, C e L) e, por sua vez, mais limitada no mercado de atacado para provedores de serviços de telecomunicações. Já a Yahsat atua no mercado de varejo do SCM, ainda de forma incipiente, tendo iniciado atividades no Brasil em novembro de 2018, e no mercado de atacado para provedores de serviços de telecomunicações.

A implementação consiste nas operações de transferência do controle societário indireto da HTB e da Yahsat e de transferência da outorga de serviço de telecomunicações e do direito de exploração de satélite brasileiro detidos pelas empresas envolvidas na operação e ambas são objeto do presente pedido de anuência prévia.  O veículo da operação é a HNSPE, controlada pela HNS e controladora direta da 

HNSA e indireta da HTB. Com a associação, inicialmente haverá o aumento do capital social da HNSPE em razão da emissão de novas ações em favor da Starsat, da Yahsat, garantindo-lhe uma participação de 20% no capital social votante da HNSPE e o seu ingresso no Grupo HTB. 

Como resultado, será transferido o controle direto da HNSPE, que passará a ser exercido pela HNS, com 80% do capital social votante e pela Starsat com 20% do capital social votante e, por consequência, o controle direto da HNSA e o controle indireto da HTB.


Carreira
STF decide que Sindicato tem de validar acordos de redução de salário e de jornada

Os acordos individuais fechados entre empregados e patrões somente serão válidos se os sindicatos dos trabalhadores forem notificados em até 10 dias e se manifestarem sobre sua validade. A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G