GOVERNO » Legislação

Lei de Informática: Crédito anual, sugestão da Receita, incentiva reserva de mercado

Luís Osvaldo Grossmann e Ana Paula Lobo ... 26/11/2019 ... Convergência Digital

A costura que fez avançar as negociações dentro do governo sobre a nova Lei de Informática trouxe uma nova encrenca para o texto que, por acordo com a Organização Mundial do Comércio, precisa ser aprovado até o fim deste ano. A área econômica insiste em incluir nos ajustes a serem incorporados ao projeto de lei 4805/19 o crédito tributário anual, e não mensal. 

“A Receita Federal, ao sugerir crédito fiscal anual, no lugar do mensal, está criando uma reserva de mercado para quem já está aqui. Quem vai se interessar em investir no Brasil sem receber nenhum benefício durante um ano? Quem vai trazer produção para cá”, dispara o diretor de pesquisa da IT Data Pesquisa e Consultoria, Ivair Rodrigues. 

De fato, a mudança tem impacto significativo. De um lado, os créditos concedidos tendem a ficar abaixo dos investimentos em P&D em curso, pois a análise seria com base em números de um ano atrás. Mas como destacou Rodrigues, o efeito prático é de criar essa reserva de mercado ao fazer da Lei de Informática um instrumento interessante apenas para as empresas já enquadradas no regime.

O argumento que vem sendo repetido pela Receita Federal é de que a concessão do benefício tributário deve se dar somente após a garantia de receita líquida e certa. No entanto, abre uma dúvida razoável sobre a intencionalidade da medida, uma vez que boa parte das divergências internas no governo residia em proibir novas adesões – vedação que só caiu porque a própria Procuradoria Geral da Fazenda Nacional apontou ilegalidade. 

Como o uso do crédito amplo e para todos os portes de empresa foram superados, a apuração anual do benefício tributário é o novo bode na sala da Lei de Informática. O PL 4805/19, apresentado pela frente parlamentar da indústria, prevê apuração mensal. E a tentativa agora é que seja encontrado um meio termo – nem mensal, mas tampouco anual – que permita logo a votação no Plenário da Câmara. Há três semanas do recesso parlamentar, o projeto ainda precisa ser aprovado também pelo Senado.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.

Projetos estratégicos de TIC dependem do ajuste fino entre os 'novos' MCTI e Minicom

No 'novo' MCTI, ficam políticas de inovação, entre elas,  Inteligência Artificial. O Minicom assume a política de Telecom e a radiodifusão.

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G