Novo aplicativo facilita queixas na Anatel e dá notas para operadoras " /> Anatel contrata solução de IA e vai responder reclamações por WhatsApp - Convergência Digital - Telecom

Anatel contrata solução de IA e vai responder reclamações por WhatsApp

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel concluiu a contratação, por R$ 500,6 mil, de serviços de atendimento virtual inteligente, na prática uma solução de inteligência artificial para o desenvolvimento de um chatbot para atender reclamações dos usuários de serviços de telecomunicações por meio do Whatsapp. 

“Acabamos de lançar um novo sistema de atendimento aos consumidores e essa é uma nova etapa. Primeiro, o objetivo é que o sistema registre as reclamações feitas por meio do Whatsapp. Portanto haverá essa interface com inteligência E à medida que for evoluindo a gente pretende usar no site, para responder dúvidas e aplicar ao Anatel Consumidor”, explica o gerente de interações, satisfação e educação para o consumo da agência, Fábio Koleski. 

A maior parte das queixas dos clientes de serviços de telecomunicações deságua diretamente na Anatel, muito mais do que nos Procons. As próprias operadoras calculam que pelo menos um terço das queixas nem são apresentadas aos call center das empresas, mas vão direto ao regulador. Daí a reformulação do sistema de atendimento da agência e o lançamento de um aplicativo. 

A contratação do chatbot é uma etapa complementar. O resultado do pregão foi confirmado na segunda, 25/11, depois dos recursos de praxe, tendo a mineira Cedro BPO e Soluções em Tecnologia ficado em primeiro lugar na disputa com a soma de R$ 500,6 mil nos itens licitados: o assistente virtual em si, os serviços de nuvem (SaaS) para suportar a solução, além da integração, por APIs, com os sistemas já rodando. 

Pelo previsto, a solução capaz de registrar as queixas via Whatsapp deve ser apresentada 60 dias após a assinatura do contrato, sendo capaz de esclarecer dúvidas por essa ferramenta – depois também para o FB Messenger – em cinco meses. 


Internet Móvel 3G 4G
TikTok e WeChat decidem enfrentar o governo de Donald Trump

Empresas afirmam que vão usar todos os recursos disponíveis para garantir o Estado de Direito. O governo Trump proibiu o uso dos aplicativos chineses. Medida entra em vigor em 45 dias.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G