TELECOM

Anatel abre dados de telecom em novo formato interoperável

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel apresentou nesta terça, 19/11, um novo painel de dados que facilita o acesso a informações sobre o mercado de telecomunicações brasileiro, em formato aberto e interoperável. Além de uma apresentação mais amigável de informações de manipulação restrita, como no caso dos acessos em serviço, há um rol maior de dados disponíveis pelo endereço anatel.gov.br/paineis.

Desde já estão disponíveis dados de acessos, certificação de produtos, consumidor e pesquisa de satisfação, qualidade, regulamentação, espectro e órbita, outorga e licenciamento. Eles podem ser manipulados no próprio site da agência (anatel.gov.br/paineis), com diferentes filtros por região, serviço, granularidade, empresa, período ou cortes até por faixas de velocidade da banda larga, por exemplo. 

“É importante que esses dados sejam colocados de forma transparente e permitam análises, de forma que o usuário terá a oportunidade de elaborar seus próprios estudos e até para que os próprios investidores que queiram fazer negócios no Brasil tenham mais informações sobre o mercado brasileiro”, destacou o presidente da agência, Leonardo Morais. 

Esses dados abertos já trazem como novidade uma maior granularidade dos números, começando pelo mercado de telefonia móvel, cujas informações já estão em nível municipal. E vale registrar que além dos cruzamentos possíveis no próprio site da Anatel, é possível exportar dados brutos que podem ser carregados em outras ferramentas de análise, sempre em formato manipulável. 

Depois dessa primeira leva de informações já disponíveis deverão ser também acessados pelos painéis de dados da Anatel as informações relativas a temas de fiscalização, acompanhamento e controle, numeração, universalização e gestão interna. 

“Os dados são o novo petróleo e a agência dispõe de uma série de informações essenciais para o desenvolvimento e melhoria da prestação de serviços no país. Consolidamos numa única plataforma tornando ainda mais transparente e fácil a utilização desses dados”, completa o chefe da assessoria técnica da Anatel, Humberto Silva. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.

Brasil prepara posição final com relação às políticas para TICs na UIT

Comissão Brasileira de Governança e Regimes Internacionais inicia os debates sobre a posição do País para o Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações de 2021. Evento global debaterá as oportunidades e os desafios para a adoção e o crescimento das novas e emergentes de TICs no mundo.

TJ-SP reduz multa da Claro e mantém sanção à TIM por práticas abusivas

Multa à empresa da América Móvil caiu de R$ 5,9 milhões para R$ 1,9 milhão por práticas abusivas ao consumidor. Já a TIM não conseguiu rever a sentença na 6ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.

Anatel abre chamada para consultoria que vai calcular saldo das concessões

Agência avisa que UIT fará licitação e convida interessadas a se manifestarem até 31 de dezembro, por email. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G