NEGÓCIOS

Telecom em queda, TI em alta mexem no desempenho geral dos serviços

Convergência Digital ... 12/11/2019 ... Convergência Digital

Em setembro de 2019, o setor de serviços no Brasil teve crescimento de 1,2% frente a agosto. O acumulado no ano foi de 0,6%. Em termos trimestrais, observou-se crescimento de 0,6% no terceiro trimestre deste ano, quinto resultado positivo seguido neste tipo de confronto. O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 0,6% em agosto para 0,7% em setembro de 2019, assinalou ligeiro ganho de ritmo, segundo anotou o IBGE na pesquisa divulgada nesta terça, 12/11.

O avanço de 1,2% no volume de serviços, observado na passagem de agosto para setembro, foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação investigadas: transportes e correios (1,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%), serviços prestados às famílias (0,8%) e de outros serviços (0,5%). 

Em contrapartida, os serviços de informação e comunicação (-1,0%) assinalaram a única taxa negativa de setembro, eliminando, portanto, parte do ganho de 2,3% acumulado entre julho e agosto.

Visto apenas os serviços de telecomunicações, o desempenho é negativo: houve recuou de 1,1% em setembro, depois de quedas em agosto (-1,7%) e julho (-1%). Como resultado, esse segmento acumula entre janeiro e setembro queda de 0,8% e de 0,6% em 12 meses. 

Já os serviços de tecnologia da informação reduziram o ritmo em setembro, tendo registrado alta de 10%, depois de crescer 16,4% e 18,7% em julho e agosto, respectivamente. Nos nove primeiros meses, a alta acumulada é de 13,7% (13,3% em 12 meses). 

Na comparação com igual mês do ano anterior, o volume do setor de serviços avançou 1,4% em setembro de 2019, tendo o ramo de serviços de informação e comunicação (2,2%) exercido “a contribuição positiva mais relevante em setembro de 2019, impulsionado, em grande medida, pelo aumento na receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; e de edição integrada à impressão de livros”.


Cloud Computing
Prefeitura de Jundiaí usa IA e nuvem pública da IBM no combate à Covid-19

A assistente virtual, MILLA, é baseada no IBM Watson Assistant, para oferecer à população da cidade do interior paulista um canal de fácil acesso para tirar dúvidas de como agir de forma rápida e apropriada.

Cenário ainda é nebuloso, mas aumenta a confiança na indústria eletroeletrônica

Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, aumentou 9,3 pontos no mês de junho em relação a maio, mas ainda fica abaixo dos 50 pontos, indicando o receito das empresas com relação ao impacto da Covid-19.

Câmbio pressiona componentes e repasse vai chegar ao consumidor

Em sondagem realizada pela Abinee,  69% das empresas reportaram "pressões acima do normal".  O custo do frete também impacta os preços em tempo de redução de produção por conta da Covid-19.

Banco Bari e Paraná Banco unem transformação digital ao Open Banking

O Pari, nascido 100% digital, e o Paraná Banco, com 40 anos de atividades, identificam no Open Banking a oportunidade de avançar e consolidar linhas de serviços.

Bancos mostram apetite e orçamento de TI chegou a R$ 24,6 bilhões em 2019

Crescimento é de 48% em relação a 2018. O montante é dividido em investimentos, R$ 8,6 bilhões, que são aportes em novas tecnologias e as despesas, manutenção dos sistemas existentes, ficou em R$ 16 bilhões. Software, mesmo ainda sendo considerada uma despesa, respondeu por 54% do total.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G