INCLUSÃO DIGITAL

Anatel discute com BID financiamento para prestadoras de pequeno porte

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu uma discussão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de viabilizar recursos para financiamento voltados a prestadores de pequeno porte. A costura envolve os ministérios da Economia, Casa Civil e de Ciência e Tecnologia e pode envolver garantias aos pequenos provedores. 

“Além das ações de financiamento de baixo custo para pequenos prestadores, o apoio do BID pode abranger o desenho de mecanismos de garantias de empréstimos e recursos para financiamento de políticas públicas, em todas as esferas da federação, incluindo aqueles voltados à construção de anéis óticos para regiões carentes de infraestrutura”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, ao revelar a iniciativa nesta quinta, 7/11. 

Segundo ele, a negociação “é uma resposta pragmática da atual Presidência do Comitê de PPP, liderada pelo conselheiro Emmanoel Campelo, para demandas recorrentes desses pequenos prestadores por financiamento de baixo custo, adequados ao porte e dimensão do retorno econômico obtido nas regiões de atuação”.

Ainda segundo Morais, foram dois dias de diálogos (6 e 7/11), para os quais o BID enviou especialistas dos Estados Unidos para tratar com a própria agência, além de mais de 10 entidades públicas e privadas – os ministérios, BNDES, Finep, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e entidades como Abrint, Grupo Neo e Telcomp. 


Licitação do MEC abre espaço para MVNOs na oferta de banda larga móvel gratuita

Propostas têm de ser enviadas ao governo até o dia 17. Contratação acontece ainda em julho. O preço de referência da RNP para este processo é de R$ 0,56 GByte/mês sem ICMS, considerando um pacote de dados de 20 Gbytes, para a quantidade de 5.000 alunos. 

MEC exige energia elétrica nas escolas para levar banda larga

Escolas precisam também estar  em área de cobertura terrestre ou via satélite, e ter mais de 14 matrículas em 2020. 

No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à Internet

A desigualdade digital e social se evidencia quando se constata que a maior parte dos sem acesso está nas classes D e E e nas regiões Nordeste e Norte. O celular é o meio principal de contato com a rede social.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G