INTERNET

Aplicações de IoT terão de se alinhar à LGPD

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 01/11/2019 ... Convergência Digital

O ecossistema brasileiro para a Internet das Coisas está em construção, com o envolvimento de cada vez mais empresas, tanto produtoras de bens de consumo quanto operadoras e governo. "Dificilmente uma única empresa terá condições de oferecer soluções ou serviços de IoT de forma fim a fim; IoT é sobre colaboração", disse Lucas Pinz, associate partner na McKinsey, em entrevista em vídeo à CDTV, durante o Futurecom 2019. O Plano Nacional de Internet das Coisas foi aprovado por meio do decreto presidencial 9.854/2019.   

Fundamental para a Internet das Coisas funcionar, a conectividade ainda é um desafio, principalmente, nas áreas rurais. "Estamos em uma trajetória de aumento de cobertura; são investimentos bastante expressivos. Vivemos, ao longo dos anos, ondas tecnológicas e agora está vindo o 5G com investimentos grandes por parte das operadoras. Sabemos que existem barreiras hoje para o campo, mas vejo, cada vez mais vez, as operadoras falando sobre isto", apontou.

Para ele, um mix de tecnologias conviverá para prover a conectividade, inclusive com a participação de provedores locais. Na entrevista, ele também falou sobre como fazer projetos de IoT que estejam em conformidade com as leis de proteção dos dados e privacidade. Assista à entrevista em vídeo.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Convenções partidárias para Eleições 2020 podem ser feitas por videoconferência

TSE decidiu que os partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções.

Latinos desconfiam de censura em dados sobre a Covid-19

No Brasil, 47% acreditam em controle nas mídias e redes sociais. Abaixo de Espanha (54%), México (59%) e Colômbia (61%). Aqui, a TV teve a preferência para acesso à informação. Nas redes sociais, o Facebook e o WhatsApp empataram com 34%.

STF: Fachin diz que bloqueio do WhatsApp passa pela Autoridade de Dados

Assim como Rosa Weber, que relata a ADI 5527, Edson Fachin defendeu o direito ao uso da criptografia. Julgamento foi suspenso.

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G