INOVAÇÃO

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

Ana Paula Lobo e Fábio dos Santos ... 31/10/2019 ... Convergência Digital

Um dos sucessos da edição do Futurecom 2019 foi o robô Joquinha, usado pela primeira vez como auxiliar do maestro João Carlos Martins. O equipamento foi desenvolvido por um ecossistema que envolve a SPI Integração, a TIM e a Nokia. De acordo com Janilson Bezerra, diretor de Inovação da TIM Brasil, o maior ganho do 5G será viabilizar a democratização da robótica.

"A robótica estará cada vez mais no dia a dia das empresas e ampliando as ferramentas de produtividade, como vimos aqui com o maestro João Carlos Martins", observa. Bezerra diz ainda que o robô Joquinha traduz a estratégia da TIM com a inovação aberta ao permitir que a tecnologia se una ao homem para dar um benefício real.

Com o 5G, que quebra barreiras e abre espaço para aplicações de missão crítica, as operadoras ficam habilitadas a fornecer novas experiências em fábricas e indústrias. "Não será uma mudança apenas nas nossas vidas, mas uma transformação social", acrescenta o diretor da TIM Brasil.

A consciência do que virá com o 5G passa pela inovação aberta e pela consolidação de um ecossistema que envolva a academia, as empresas de tecnologia, operadoras e startups. Assista à entrevista com Janílson Bezerra, da TIM Brasil.



Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G