TELECOM

MCTIC quer leilão 5G em 2020 com proteção para as antenas parabólicas

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/10/2019 ... Convergência Digital

Com ressalvas de que não vai atropelar o cronograma da Anatel, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações quer que o leilão do 5G aconteça ainda em 2020, se possível em meados do ano. Mas com garantias de alguma solução para a interferência do uso da faixa de 3,5 GHz nas antenas parabólicas residenciais. 

“Estamos concluindo testes com o CPqD para que a gente saiba como mitigar a interferência no 3,5 GHz. Ao fazermos o leilão, não dá para deixararmos na dúvida, como alguns têm dito, porque não se trata de um serviço regulado. À medida que compromete o sinal de TV em algumas regiões, vai fazer com que essas pessoas possam ir na Justiça e atrasar a implantação do 5G”, afirmou o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 

Ao participar do Futurecom 2019 nesta terça, 29/10, ele reforçou o plano de leilão ainda em 2020. “A gente tem uma visão clara de que o leilão tem que ser preparado para 2020. Queremos resolver até o início do próximo ano para definir a composição do leilão do 5G, que quem sabe será realizado até meados do ano que vem”, insistiu. 

“O que a gente enxerga no 5G não trata apenas de algumas áreas. O 5G tem que ser uma visão de oportunidade para todo o País, inclusive na área rural, onde já têm várias empresas desenvolvendo soluções. Não dá para imaginar criar uma estrutura de 5G só em coisas pontuais ou localizadas, até porque todos vão querer usar de forma integral.”  Assistam o posicionamento do secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini.


Internet Móvel 3G 4G
Oi fornece 4G, Internet, Wi-Fi e conectividade à rede da Marinha na Antártica

Acordo firmado entre a Marinha e a operadora prevê também o treinamento e a qualificação anuais dos militares do Grupo-Base para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos de Telecom.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.

Brasil prepara posição final com relação às políticas para TICs na UIT

Comissão Brasileira de Governança e Regimes Internacionais inicia os debates sobre a posição do País para o Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações de 2021. Evento global debaterá as oportunidades e os desafios para a adoção e o crescimento das novas e emergentes de TICs no mundo.

TJ-SP reduz multa da Claro e mantém sanção à TIM por práticas abusivas

Multa à empresa da América Móvil caiu de R$ 5,9 milhões para R$ 1,9 milhão por práticas abusivas ao consumidor. Já a TIM não conseguiu rever a sentença na 6ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.

Anatel abre chamada para consultoria que vai calcular saldo das concessões

Agência avisa que UIT fará licitação e convida interessadas a se manifestarem até 31 de dezembro, por email. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G