TELECOM

MCTIC quer leilão 5G em 2020 com proteção para as antenas parabólicas

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/10/2019 ... Convergência Digital

Com ressalvas de que não vai atropelar o cronograma da Anatel, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações quer que o leilão do 5G aconteça ainda em 2020, se possível em meados do ano. Mas com garantias de alguma solução para a interferência do uso da faixa de 3,5 GHz nas antenas parabólicas residenciais. 

“Estamos concluindo testes com o CPqD para que a gente saiba como mitigar a interferência no 3,5 GHz. Ao fazermos o leilão, não dá para deixararmos na dúvida, como alguns têm dito, porque não se trata de um serviço regulado. À medida que compromete o sinal de TV em algumas regiões, vai fazer com que essas pessoas possam ir na Justiça e atrasar a implantação do 5G”, afirmou o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 

Ao participar do Futurecom 2019 nesta terça, 29/10, ele reforçou o plano de leilão ainda em 2020. “A gente tem uma visão clara de que o leilão tem que ser preparado para 2020. Queremos resolver até o início do próximo ano para definir a composição do leilão do 5G, que quem sabe será realizado até meados do ano que vem”, insistiu. 

“O que a gente enxerga no 5G não trata apenas de algumas áreas. O 5G tem que ser uma visão de oportunidade para todo o País, inclusive na área rural, onde já têm várias empresas desenvolvendo soluções. Não dá para imaginar criar uma estrutura de 5G só em coisas pontuais ou localizadas, até porque todos vão querer usar de forma integral.”  Assistam o posicionamento do secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini.


Internet Móvel 3G 4G
Hackers elegem WhatsApp e ataques de phishing sobem 124% no mês de março

Aplicativoé o preferido dos cibercriminosos. Entre as principais formas utilizadas para ganhar dinheiro está o envio de mensagens que fazem a vítima baixar apps legítimos (sendo remunerado via programas de afiliação) ou roubam os dados pessoais do usuário para usá-los em outros ataques.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Claro defende troca de streaming por TV e aumenta prazo para inadimplentes

Em carta enviada à Anatel, operadora também promete parcelar dívidas e não cortar o serviço até 10 dias após o vencimento da faturas. Pequenas empresas em dificuldade poderão renegociar caso a caso. 

Oi terá 25 fazendas de energia renovável ainda em 2020

Tele ativou a primeira fazenda de energia solar em Francisco Sá (MG), com capacidade de gerar 350 mil kW/h por mês.

Telefônica/Vivo cede dados de assinantes ao Governo de São Paulo

Dados anônimos servem para identificar se as regras de isolamento social por conta do Coronavírus estão sendo cumpridas.

Indústria de Telecom pede ação urgente das prefeituras por mais antenas

Existem mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas aguardando liberação de licenças dos municípios e a demanda por serviços de telecom só fez aumentar com a pandemia do Coronavírus. Dez entidades do setor se uniram para redigir um documento encaminhado para prefeitos do País.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G