Convergência Digital - Home

Cimatec inaugura na Bahia o novo supercomputador brasileiro

Convergência Digital
Convergência Digital - 24/10/2019

O Senai Cimatec, em Salvador (BA) inaugurou nesta quinta, 24/10, o mais novo supercomputador do Brasil, o AIRIS, com capacidade de processamento de 800 teraflops, a máquina mais potente do país voltada integralmente para pesquisa industrial.  

Segundo a Repsol Sinopec, parceira do Senai nesse empreendimento, o novo supercomputador irá aprimorar o tratamento de big data, o uso de algoritmos complexos para machine learning, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade.

O AIRIS é voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, mas também pode beneficiar outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial.

O investimento no supercomputador foi de R$ 27 milhões. Além de empresas de óleo e gás, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do Senai Cimatec tem parcerias com companhias de outros setores e com diversas instituições de pesquisa. 

"Só com um supercomputador como o AIRIS é possível executar modelagens computacionais complexas. Prioritariamente, está destinado ao setor de petróleo e gás, mas não está restrito a essa área. Diversos outros segmentos estratégicos podem se beneficiar do poder de processamento do supercomputador, como energias renováveis e biotecnologia. Também permite desenvolvimento de muitas aplicações na área de inteligência artificial”, explica o gerente da área de Computação do Senai Cimatec, Adhvan Furtado.


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site