Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo fixa prazos para estados e municípios adotarem pregão eletrônico

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/10/2019 ... Convergência Digital

Prevista no Decreto 10.024/19, a adesão obrigatória de estados e municípios ao sistema de pregão eletrônico ganhou datas. Uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União desta segunda, 21/10, determina que estados, DF e respectivas administrações indiretas já devem cumprir. No caso das cidades, haverá um escalonamento por porte até junho de 2020. 

A obrigatoriedade vale para quando forem usados recursos oriundos de transferências voluntárias da União, como convênios e contratos de repasse, para a compra de bens ou contratação de serviços. Mas a expectativa é ir além disso. 

“O Ipea estima que entre 10% a 12% do PIB é movimentado com compras públicas, sendo que a maior parte é dispersa em estados e municípios. Nossa expectativa é que o que começa obrigatório com as transferências crie uma cultura de uso do pregão eletrônico de forma disseminada”, afirma o secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. 

Pela norma, os prazos são os seguintes: 

“I - a partir da data de entrada em vigor desta Instrução Normativa, para os Estados, Distrito Federal e entidades da respectiva administração indireta;

II - a partir de 3 de fevereiro de 2020, para os Municípios acima de 50.000  habitantes e entidades da respectiva administração indireta;

III - a partir de 6 de abril de 2020, para os Municípios entre 15.000 e 50.000  habitantes e entidades da respectiva administração indireta; e

IV - a partir de 1º de junho de 2020, para os Municípios com menos de 15.000 habitantes e entidades da respectiva administração indireta.”

Segundo Heckert, os prazos foram acertados junto com a secretaria de assuntos federativos da Presidência da República, a Confederação Nacional dos Municípios e a Frente Nacional dos Prefeitos. “Há uma preocupação de que chegue aos 5,5 mil municípios, o que envolve uma série de ações de capacitação”, explica o secretário de gestão. 

Pelo menos 40 vídeos estarão disponíveis até o fim deste outubro que detalham as regras das compras públicas e as mudanças introduzidas pelo Decreto 10.024/19. E ao longo de novembro serão realizados seminário semanais, também disponibilizados em vídeos pela internet, sobre o uso do Comprasnet. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Consumidor.gov.br: serviço público ao cidadão na Internet é um dos cases do 5x5 TecSummit

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br projeta a integração com as agências reguladoras. O coordenador geral substituto, Cristiano Mendes Rodrigues, é convidado do 5x5 TecSummit, e vai falar no dia 07 de dezembro.

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 

Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

Ao analisar os projetos brasileiros de transformação digital, entidade aponta que “o Governo Federal deveria dedicar uma atenção maior à avaliação dos impactos à proteção de dados decorrentes da privatização”.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G