Clicky

Proposta para 5G reserva espectro em 26 GHz para redes privadas

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/10/2019 ... Convergência Digital

A proposta de edital para o leilão 5G à mesa, ainda sujeita a mudanças de um voto-vista, reduz pela metade a oferta de espectro prevista pela área técnica da Anatel para a faixa de ondas milimétricas em 26 GHz. Segundo o relator no Conselho Diretor, Vicente Aquino, a intenção foi aguardar regras para o uso em redes privadas, diretamente por indústrias, por exemplo. 

“Se licitarmos toda essa faixa nesse leilão, 3200 MHz, ficaremos impossibilitados de destiná-la de maneira mais adequada a modelos de negócios que ainda estão por vir, deixando uma reserva de espectro para momento mais oportuno”, defendeu ao apresentar a proposta, destacando a intenção de “viabilizar redes privadas”. 

“Separou-se blocos fora do edital, alguns blocos não se incluiu, uma reserva de blocos para futuro uso de redes privadas. Mantivemos fora para se for necessário para esse uso, nos termos do que a agência vai regulamentar no futuro. Isso é só a reserva. Está fora do leilão reservado para essa finalidade”, explicou Aquino. 

O conselheiro justifica a ideia pela experiência de outros países. Entende que na Alemanha, que faria uso da faixa de 3,6-3,7 GHz, no Reino Unido, 3,9 GHz, no Japão e Estados Unidos, ambos 28 GHz, esses nacos não foram também licitados para reserva com a mesma intenção. “Não se endereça essas redes privadas ainda, mas também não se inviabiliza.”


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Red Hat: para ser cloud nativa, uma tele precisa mais do que transformação digital, precisa de nova cultura

Mudar a mentalidade é essencial para que uma operadora de telecomunicações transforme seus negócios e suas redes, afirma Livio Tulio Silva, da Red Hat.

Cade aprova venda do controle da empresa de fibra da TIM para IHS

Operadora vai receber R$ 1 bilhão e pretende usar o dinheiro para pagar a fatia com a qual vai ficar a partir da compra da Oi Móvel.

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

Pesquisa global, feita pela SUSE, e que ouviu 100 executivos no Brasil, aponta que oito em cada 10 líderes de TI se sentem bastante pressionados para entregar resultados tangíveis para os negócios.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G