INOVAÇÃO

IoT: Vivo e Esalq mostram projeto pioneiro de irrigação 100% conectada

Converência Digital ... 14/10/2019 ... Convergência Digital

Em uma parceria da Vivo Empresas com a  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) foi apresentado o projeto de “Fazenda Conectada”, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, onde a rede 4G, sensores e soluções digitais permitiram a conectividade de 100% do sistema de irrigação em uma área de 100 mil m² (10 ha). 

A área já contava com sistema de irrigação, com um pivô central para cultivo de milho, cana-de-açúcar e soja, e um lisímetro, que mede o consumo de água. A ideia do projeto foi automatizar todo esse sistema com conectividade e solução baseada em internet das coisas. 

“Neste processo, a conectividade da estação meteorológica torna-se essencial. Caso lisímetro indique que a água facilmente disponível no solo esteja no final – isso associado a uma previsão de tempo seco -, automaticamente o pivô central será acionado para liberar exatamente a quantidade de água necessária para aquela cultura” afirma o Head de Marketing e Produtos IoT/Big Data B2B da Vivo, Diego Aguiar. 

“O projeto é pioneiro no País por se tratar de um sistema de irrigação 100% conectado, com benefícios diretos na operação, como a redução de falhas decorrentes de erros humanos, o aumento de produtividade – já que o cultivo está sempre em condições ideais de água no solo –, a redução de custos e, ao otimizar o consumo de água e energia, a diminuição de impactos ambientais”, acrescenta Aguiar.

A solução é dedicada à coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados de todos os sensores conectados à estação, podendo medir: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, umidade do solo, e pressão atmosférica. Nível e vazão de rios e lagos além de qualidade do ar e água também podem ser medidos por esse tipo de estação. Os agricultores da região terão acesso a todas essas informações em tempo real e em qualquer lugar, viabilizando a tomada de decisão de forma rápida, mitigando riscos e aumentando a produtividade na fazenda em toda a região de Piracicaba.


Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

Tecnologia será disseminada em todo o Brasil, depois de um acordo com o governo federal. Em setembro do ano passado, no Rio Info 2019, o Convergência Digital entrevistou um dos idealizadores da Laura.

Governo seleciona entidades para compor GT de propriedade intelectual

Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, originalmente parte da Camex e agora sob tutela do Ministério da Economia, terá 10 representantes da sociedade civil. 

BC cria grupo de trabalho para implantar open banking até novembro

GT será formado por representantes do próprio BC, por associações de Internet como Abranet e Câmara-e.net, Febraban (grandes bancos); Abecs e Abipag (empresas de pagamentos); ABBC (bancos médios); OCB (cooperativas), ABCD e ABFintech (fintechs).

Aceleradora busca start-ups e projetos no setor de Cannabis no Brasil

The Green Hub realiza o Cannabis Thinking, para fomentar o desenvolvimento de projetos criativos. Em março, acontecerá o Demo Day.

BC contrata Dinamo Networks e faz acontecer o pagamento instantâneo

Autoridade Monetária selecionou a fornecedora brasileira para comprar 22 HSMs, voltados à segurança das transações por R$ 1,350 milhão. Todo o software usado é desenvolvido no Brasil. Nova infraestrutura pode ser a pá de cal nos cartões de débito, TEDs e DOCs.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G