NEGÓCIOS

Tecnologia da informação evita tombo maior do setor de serviços

Convergência Digital ... 11/10/2019 ... Convergência Digital

A nova pesquisa do IBGE sobre o setor de serviços mostra perda de dinamismo, com um crescimento acumulado até agosto de 0,5% (contra os 0,7% até julho). No mês, o agregado recuou 0,2%, ou mais que isso, 1,4%, na comparação com agosto de 2018. Resultados que seriam bem piores não fosse o bom desempenho dos serviços de tecnologia da informação. 

Nas contas da pesquisa mensal de serviços, a TI tem as principais contribuições positivas tanto no mês como no acumulado do ano. No bojo, os serviços de informação e comunicação tiveram alta de 0,4% em agosto, acumulando ganho de 2,3% nos últimos dois meses. 

Esse desempenho, porém, é totalmente puxado pelos serviços de tecnologia da informação, que cresceram 18,6% no mês e acumulam alta de 14,2% nos oito primeiros meses. Já os serviços de telecomunicações, pelo contrário, recuaram ainda mais em agosto (-1,7%), depois de queda (-1%) no mês anteriores e acumulam queda de 0,7% este ano. 

Com esses resultados, o ramo de serviços de informação e comunicação trouxe a principal contribuição positiva (4,6%) na comparação com agosto de 2018 e no desempenho total dos serviços, pois contribuiu com o principal impacto positivo quando considerado o período acumulado até o oitavo mês do ano – comparação na qual informação e comunicação registrou alta de 3%. 

Ao analisar os segmentos que tiveram especial destaque para essas contribuições favoráveis na área de Serviços de TI o IBGE apontou para portais e provedores de conteúdo; consultoria em TI e suporte técnico e ainda o desenvolvimento e licenciamento de softwares. 


ASC Brazil vende 20% do seu capital para a Algar Tech

Objetivo da transação é amplliar a atuação da companhia no mercado de relacionamento digital. A Algar Tech, é a empresa de serviços de TI da Algar Telecom.

Xerox aumenta oferta para US$ 35 bilhões e parte para cima dos acionistas da HP

Fabricante de PCs não se mostrou seduzida pela nova oferta, e os acionistas da Xerox,agora, tentam superar a resistência 'conquistando' os acionistas da empresa.

Fabricantes de PCs e celulares relatam falta de componentes para produzir no Brasil

Fabricantes informam que já há falta de insumos chineses por conta das ações para combater a epidemia Coronavírus. A China é a principal origem das importações de componentes do Brasil, totalizando US$ 7,5 bilhões em 2019.

Alta do dólar fez venda de impressoras cair no Brasil

No terceiro semestre de 2019, as vendas caíram 3,3% no País, afirma a IDC. A digitalização dos negócios gerou impacto nas vendas na América Latina.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G