Convergência Digital - Home

Nuvem cresce 300% no Brasil e puxa América Latina

Convergência Digital
Convergência Digital* - 10/10/2019

A Google espera triplicar sua força de trabalho voltada para clientes de serviços de computação em nuvem na América Latina até o final de 2020, disse o diretor do Google Cloud no Brasil, João Bolonha, nesta quinta, 10/10. 

“Esse crescimento já começou olhando para nossas equipes no Brasil, México, Chile, Argentina e Colômbia”, afirmou o executivo a jornalistas durante o Google Cloud Summit em São Paulo. Segundo o grupo, os investimentos em serviços de computação em nuvem somaram 47 bilhões de dólares nos últimos três anos e o plano é manter esse ritmo acelerado de investimento. 

“Dentro da América Latina, o Brasil é o nosso maior mercado e o que cresce mais rápido”, comentou Bolonha, acrescentando que o consumo de serviços em nuvem pelos clientes saltou mais de 300% em 2018. 

Ele observou que menos de 20% das empresas no Brasil já migraram suas operações para serviços de computação em nuvem, sinalizando que ainda há muito espaço para crescer, apesar da concorrência cada vez mais acirrada de outros players como a Amazon Web Services, a unidade de computação em nuvem do grupo de comércio eletrônico norte-americano Amazon. 

“Há indústrias como o varejo em que a competição é mais acirrada por uma infinidade de fatores, mas ainda resta pelo menos 80% do mercado brasileiro para ser explorado”, explicou Bolonha.

* Com informações da Reuters


Ciência de dados: a profissão do agora e do futuro

Em alta, o profissional cientista de dados é buscado em áreas como medicina, varejo, bancos, telecom, entre outros. Um bom especialista tem formação multidisciplinar e visão holística do negócio.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site