Clicky

Convergência Digital - Home

Storage é o 'coração' da convivência entre o mainframe e a nuvem

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/10/2019

O anúncio do sistema z15 com o DS8900, ambos feitos pela IBM na quinta-feira 03/10, endereçou uma demanda dos clientes por mais flexibilidade para trabalharem conjuntamente com a nuvem e mainframe, explicou Juliana Coimbra, líder de soluções de armazenamento de dados da IBM Brasil, em entrevista em vídeo à CDTV, do portal Convergência Digital.
 
"Nós disponibilizamos, tanto do lado do mainframe como no lado do storage, uma série de funcionalidades que permitem extrair o melhor da nuvem com a integração das missões críticas", disse. Neste cenário, as soluções de armazenamento, storage, funcionam como "o coração" de todo o processo, porque os dados são os ativos mais importantes das empresas, assinalou Juliana Coimbra.

Segundo a especialista, o papel do armazenamento em multicloud é oferecer alternativas para a movimentação dos dados entre as plataformas, com criptografia e respeitando a privacidade dos dados. Juliana Coimbra reforça duas prioridades: privacidade e resiliência.

"Do lado de storage, temos a encriptação de dados at rest, quando os dados estão gravados no storage, ou in-flight. Temos também uma capacidade chamada safeguard copy que é o uso de cópias instantâneas, ou seja, crio cópias instantâneas e elas não podem ser modificadas e nem deletadas. Isto evita erros de usuários que podem afetar dados ou uma invasão maliciosa", explicou a executiva da IBM Brasil. Confira a íntegra da entrevista:


Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site