Convergência Digital - Home

Storage é o 'coração' da convivência entre o mainframe e a nuvem

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/10/2019

O anúncio do sistema z15 com o DS8900, ambos feitos pela IBM na quinta-feira 03/10, endereçou uma demanda dos clientes por mais flexibilidade para trabalharem conjuntamente com a nuvem e mainframe, explicou Juliana Coimbra, líder de soluções de armazenamento de dados da IBM Brasil, em entrevista em vídeo à CDTV, do portal Convergência Digital.
 
"Nós disponibilizamos, tanto do lado do mainframe como no lado do storage, uma série de funcionalidades que permitem extrair o melhor da nuvem com a integração das missões críticas", disse. Neste cenário, as soluções de armazenamento, storage, funcionam como "o coração" de todo o processo, porque os dados são os ativos mais importantes das empresas, assinalou Juliana Coimbra.

Segundo a especialista, o papel do armazenamento em multicloud é oferecer alternativas para a movimentação dos dados entre as plataformas, com criptografia e respeitando a privacidade dos dados. Juliana Coimbra reforça duas prioridades: privacidade e resiliência.

"Do lado de storage, temos a encriptação de dados at rest, quando os dados estão gravados no storage, ou in-flight. Temos também uma capacidade chamada safeguard copy que é o uso de cópias instantâneas, ou seja, crio cópias instantâneas e elas não podem ser modificadas e nem deletadas. Isto evita erros de usuários que podem afetar dados ou uma invasão maliciosa", explicou a executiva da IBM Brasil. Confira a íntegra da entrevista:


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site