GOVERNO » Compras Governamentais

Governo publica catálogo com cortes de 35% em serviços da Microsoft

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/09/2019 ... Convergência Digital

Conforme o Convergência Digital divulgou em primeira mão no dia 20 de setembro, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia publicou o primeiro catálogo com preços máximos a serem praticados em licitações, tendo como alvo a Microsoft, maior fornecedora de serviços de TI à administração federal. Segundo a SGD, os valores, que serão padronizados entre os órgãos públicos, representam reduções de até 35% nos preços.  

“Todos os 217 órgãos do governo federal só poderão adquirir produtos da Microsoft seguindo esse mesmo catálogo, que será atualizado a cada seis meses”, orienta a secretaria. Independentemente do volume da compra, o preço no catálogo é o teto a ser pago nos pregões. 

“A negociação será dura com cada fornecedor. Buscaremos padronizar, economizar e simplificar. O governo federal investe R$ 8 bilhões anualmente em TI e deve ser atendido em condições especiais em função de sua escala”, afirma  o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 

No caso da Micrososft, não houve acordo para novos valores e o governo decidiu publicar unilateralmente o catálogo de preços máximos. O corte médio de 35% é estimado com base nos preços praticados pela MS em licitações públicas entre 2017 e 2018. 

A SGD pretende publicar, até dezembro, catálogos semelhantes para Oracle, IBM, VMWARE e Red Hat, incluídas no processo porque, ao lado da Microsoft, são os maiores fornecedores de serviços de TI ao governo federal. “Cada uma terá um catálogo. E igualmente nenhum órgão federal poderá comprar produto que esteja nos catálogos com preço maior do que ali fixado”, informa a SGD. 

“Todas as compras dos órgãos federais são, na prática, compras do governo brasileiro. Não estamos obrigando os órgãos a adquirir os produtos do catálogo, mas determinando aos fornecedores as condições comerciais aceitas pelo governo federal a partir de então”, diz o secretário de governo digital.

Procurada pela reportagem do portal Convergência Digital, a Microsoft, por meio de nota oficial, diz que não vai 'tecer comentários sobre a medida. A Microsoft reforça o seu compromisso em apoiar o governo brasileiro em sua jornada de transformação digital".

* Com informações da SGD


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.

Projetos estratégicos de TIC dependem do ajuste fino entre os 'novos' MCTI e Minicom

No 'novo' MCTI, ficam políticas de inovação, entre elas,  Inteligência Artificial. O Minicom assume a política de Telecom e a radiodifusão.

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.

PL quer adiar venda do Serpro, Dataprev, Telebras e outras estatais

Proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, ressalta que o 'períodos de crise são um excelente momento para quem compra e péssimo para quem vende'. Privatizações estão agendadas para junho de 2021. Ideia é adiar as vendas para 12 meses após o fim da pandemia de Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G