INTERNET

Quase 10% dos brasileiros admite não ver mais TV tradicional

Convergência Digital* ... 25/09/2019 ... Convergência Digital

O consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto o de programação da TV cresceu 24% no mesmo período, de acordo com a sexta edição da pesquisa Video Viewers, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers. O estudo, que revela os hábitos de consumo de vídeos no Brasil, foi apresentado pelo YouTube durante a quinta edição do Brandcast.

A pesquisa revela que o brasileiro já consome mais vídeo online do que TV no dia a dia. Considerando as respostas dos entrevistados sobre o que eles assistiram no período imediatamente anterior à pesquisa, o YouTube teve a maior participação nos vídeos assistidos -- em 2018, estava em segundo lugar. Além disso, o estudo mostra que 9% dos brasileiros já não acompanham a programação da TV.

A maioria das pessoas que assistem a vídeos na web (80%) afirma que está à procura de conteúdos que a programação da TV não oferece. Apesar disso, muitos utilizam a TV para acessar vídeos no YouTube no momento mais conveniente. Esse é um dos motivos da popularidade do app do YouTube para TVs: segundo a Provokers, houve um aumento de 70% em tempo de visualização de vídeos no YouTube por meio de TVs em relação ao ano passado.

Dos mais de dois mil entrevistados, 95% disseram assistir a vídeos on-line e consideram o YouTube o lugar preferido para assistir a esses conteúdos. O levantamento também mostrou que o YouTube é considerado um espaço para encontrar conteúdos de aprendizado e aprimoramento. Do total, seis em cada dez entrevistados decidiram buscar melhorias na carreira depois de assistir a um vídeo no YouTube.

*Com informações do YouTube


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Mesmo maioria, mulheres ganham menos que homens como influenciadoras digitais no Brasil

Pesquisa aponta que nos segmentos de tecnologia, as mulheres ganham, em média, metade do que os influenciadores masculinos. No Sudeste, disparidade média é de 33%. 

Coronavírus: Justiça do Recife celebra casamento por videochamada na Internet

Cerimônia foi realizada por uma chamada de vídeo por celular do juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do Recife, Clicério Bezerra.

Demonizar a Internet não resolve a falta de educação

O Brasil precisa de mais diálogo e educação na Internet e entender que a rede é um meio. "A falta de civilidade digital é um retrato da nossa sociedade", afirma Caio Almeida, da Safernet.

Internet no Brasil está longe de ser um ambiente saudável

"Está faltando senso crítico ao internauta", adverte o ciberevangelista Anchises Morais. Ele adverte que os cibercrimosos avançam sobre o medo do Coronavírus.

No Brasil, ainda há quem pense que a Internet é uma terra sem lei

A afirmação é da advogada especializada em direito digital, Cristina Sleiman. Segundo ela, qualquer ato na Internet tem uma consequência e é passível de punição.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G