Convergência Digital - Home

Prestadora de serviços de TI e Universidade se unem para formar cientistas de dados

Convergência Digital
Convergência Digital* - 23/09/2019

A SONDA, empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, ampliou as atividades do seu Centro de Inovação, em Joinville (SC), ao apoiar a criação da pós-graduação em Ciência de Dados. A pós foi desenvolvida juntamente com a Univille, universidade que abriga o centro, e com o Inovaparq, parque de inovação tecnológico da região.

O curso começará em outubro e terá duração de dois anos, com uma carga horária de 360 horas distribuídas em aulas quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábados durante todo o dia, no campus de Joinville. A iniciativa tem ainda a parceria da SAS e de outras grandes empresas de tecnologia.

A ideia do curso surgiu diante da alta demanda por profissionais especializados em dados. "Criamos uma grade que atenderá profissionais que trabalham direta ou indiretamente com análise de dados, como engenheiros, profissionais de TI, gestores, economistas, matemáticos, profissionais de marketing e administradores. Com isso, conseguiremos aprimorar uma força de trabalho qualificada, alinhada com as demandas do mercado, uma vez que as disciplinas foram definidas com base nos temas que mais aparecem no ecossistema de TI", explica André Silva, CTO de Transformação Digital da SONDA.

"A tecnologia tem proporcionado uma geração imensa de dados e o mercado necessita de pessoas capacitadas para tratar, analisar e gerar ganhos financeiros por meio desse processo. Os profissionais de órgãos públicos e privados, empresas e demais setores da economia terão à disposição um curso de alto nível em tratamento e análise de dados, utilizando ferramentas estatísticas e computacionais", disse Paulo Bousfield, Mestre em Engenharia de Processos pela Univille e professor da universidade.

Além do curso de pós-graduação, o Centro de Inovação SONDA tem apoiado outras iniciativas. A companhia desenvolveu junto à Univille o Programa de Estágio, que conta com 38 alunos e que poderão no futuro integrar posições-chaves dentro da própria empresa.

O centro foi inaugurado em março deste ano em parceria com a Univille e Inovaparq e já conta com mais de 150 profissionais dedicados a projetos de transformação digital e AMS (Application Management Services), além de apoiar o desenvolvimento de software para a área fiscal e comércio exterior. A parceria entre o Inovaparq e o Centro de Inovação SONDA tem possibilitado um conjunto de ações sinérgicas com as diversas áreas de conhecimento existentes na universidade.

Para inscrição e acesso a mais informações sobre o curso, acesse: www.univille.edu.br/ptbr/institucional/proreitorias/proex/epc/especializacoes/cienciadados/884011


Destaques
Destaques

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, conta que negocia a incorporação dos datacenters em uma classe especial para consumo de energia, ativo que mais encarece as operações no Brasil.

Para OCDE, a transformação digital está no topo da agenda global

Brasil ainda precisa superar o desafio da inclusão digital, afirma o diretor da entidade para América Latina, Roberto Martínez Yllescas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site