Convergência Digital - Home

Zipp, supermercado 100% online, expande operação com análise de dados em tempo real

Convergência Digital
Agência SAP NOW - 12/09/2019

Criado no início de 2017, o serviço de supermercados online Zipp investiu em uma solução de gestão corporativa para organizar sua cadeia de suprimentos, logística e de operações de forma a contar com eficiência para avançar no mercado de e-commerce frente aos grandes players do setor. Adrian Salles, um dos idealizadores do Zipp Supermercados, contou que a empresa surgiu para ser 100% online. Começou com um grupo piloto de 30 clientes para entender como operacionalizar a ideia.

Douglas Pinho, outro dos fundadores do Zipp, lembrou que, à época, chamou a atenção o fato de as operações online dos supermercados ainda serem problemáticas, mesmo em um tempo em que o e-commerce crescia rapidamente no País. “Entendemos que o problema estava no uso de soluções originalmente criadas para lojas físicas e adaptadas para o comércio eletrônico. Isso comprometia a eficiência operacional dos negócios e prejudicava a proposta de valor que se quer oferecer ao cliente final”, afirmou Pinho.

A startup então desenvolveu uma ferramenta própria de e-commerce, mas precisava de uma solução tecnológica para substituir os processos manuais usados para gerenciar o back-office. Depois de analisar distintas soluções de mercado, o Zipp decidiu implementar o SAP BusinessOne para automatizar e integrar os processos operacionais.

Pinho explicou que o SAP BusinessOne é uma solução simples e rápida de adotar. “Era a ferramenta mais robusta entre as analisadas”, afirmou. Além disso, ela poderia ser implementada remotamente e isso viabilizaria a sua adoção do ponto de vista financeiro – o Zipp está sediado no Rio de Janeiro e a implementação contou com o suporte da integradora Alfa, em São Paulo. Em três meses, o novo sistema estava no ar.

Hoje, o SAP BusinessOne está integrado ao sistema de e-commerce e controla desde a entrada de mercadorias até o estoque e os processos contábeis e financeiros. “Montamos uma operação 100% online. O SAP BusinessOne nos possibilita tirar proveito da cadeia de suprimentos que o e-commerce permite e focar na experiência do cliente, entregando um nível de qualidade de serviço superior ao dos concorrentes, associado a economia”, garantiu Salles.

O executivo detalhou que, em seu terceiro ano de operação, o Zipp cresce à taxa média de 17% ao mês, com um alto índice de satisfação e fidelidade dos clientes. Esse crescimento se deve, em boa parte, à adoção do sistema de gestão da SAP. “Ao integrar o sistema de e-commerce com o estoque da loja, conseguimos praticamente eliminar o índice de falta ou substituição de produtos”, afirmou Pinho. Segundo ele, o índice, que variava de 6% a 7% antes do SAP BusinessOne, é hoje inferior a 1%. “Não há frustração do cliente”, celebrou, lembrando que antes os colaboradores faziam contagem de estoque semanal de mais 3 mil produtos com alto índice de perecibilidade. “Agora, o sistema faz inventário rotativo, em tempo real.”

Concorrência

O Zipp tem conseguido ampliar as suas operações, com atendimento em áreas de pets e utensílios domésticos. A ideia, segundo os fundadores, é começar a atender setores como auto, farmácia etc, aproximando-se de um home supplier. “Temos o posicionamento de preço de um supermercado econômico. Algo entre o atacarejo e o supermercado”, explicou Salles. “À medida que o volume cresce, dado que temos uma cadeia de suprimentos muito organizada, alcançamos uma eficiência financeira e operacional muito maior do que a da concorrência, afastando cada vez mais nossas operações da competição”, afirmou o executivo.

Hoje, o Zipp atua nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ). A meta é estar nas principais regiões metropolitanas do Brasil até 2023, começando por São Paulo, em 2020. “O SAP nos dá confiança para provocar o crescimento de forma sólida. Nossa proposta é garantir a entrega na casa do consumidor no prazo máximo de 4 horas, e isso só é possível com um sistema robusto, estável e confiável.”


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site