INCLUSÃO DIGITAL

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/08/2019 ... Convergência Digital

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a realização de uma consulta pública, por 45 dias, de dois ajustes no regulamento que trata de equipamentos de radiação restrita e que miram em novas frequências e no aumento de potência dos aparelhos de WiFi. 

Um dos ajustes torna mais simples a atualização de restrições técnicas, como a tabela de restrições de potência de determinada faixa de radiofrequência. A mudança permite alterações pela superintendência de outorgas e recursos à prestação da Anatel (SOR). Hoje, qualquer mudança precisa passar pelo Conselho Diretor. 

O movimento tem como consequência a ideia antecipada pelo gerente de espectro da agência, Agostinho Linhares, em entrevista ao Convergência Digital, de aumentar a potência dos equipamentos WiFi na faixa de 5150 a 5250 MHz. “Hoje temos uma limitação de 200 miliwatts nessa faixa, limitando o uso apenas indoor, sendo que na faixa superior temos possibilidade de uso de até 1 Watt de potência”, revelou à época. 

O segundo ajuste proposto no regulamento é a revisão da tabela de restrições de uso para “adequação ao adendo do padrão IEEE 802.11, denominado IEEE 802.11ad”. Na prática, significa permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 GHz (64 a 70 GHz), “conjunto de protocolos de comunicações sem fio conhecido como WiGig ou, alternativamente, Wi-Fi 60 GHz”. Segundo aponta a Anatel, “os dispositivos que operam na frequência de 60 GHz são capazes de realizar transmissões de dados com velocidades de até 7 Gbps”.


Carreira
Teletrabalho vai crescer 30% mesmo após pandemia do Coronavírus

Empresas precisam entender que a tecnologia é, cada vez, mais um ativo humano, observa o coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli.

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G