INTERNET

Governo do Espírito Santo vai comprar 340 quilômetros de fibra óptica

Convergência Digital ... 13/08/2019 ... Convergência Digital

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) publicou, nesta terça-feira (13), o edital da licitação para ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que permitirá alcançar os municípios de Guarapari, Viana e de novos locais na Serra e Vila Velha.  Serão implantados mais 340 quilômetros de fibra óptica, interligando cerca de 100 unidades de órgãos públicos estaduais. Os novos recursos também serão usados para a manutenção da rede de fibra óptica já implantada, que contempla cerca de 450 órgãos estaduais, em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

“Fibra ótica é um investimento importante, pois permite interligar nossos órgãos públicos, como escolas, unidades de saúde, presídios, secretarias, agilizando serviços e diminuindo, assim, o custo do Estado. Vamos dar velocidade e estabilidade à nossa rede pública”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

A expansão da rede de fibra óptica contribuirá para reduzir custos governamentais por meio da utilização de videoconferência, das teleaudiências criminais, da telefonia integrada e dos links de telecomunicações. Outro benefício do investimento é tornar mais rápido, nas repartições, o acesso aos diversos sistemas utilizados pelo Governo.

O processo licitatório será na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas a partir das 8 horas, desta quarta-feira (14), até às 9h59 do próximo dia 23, quando será aberta a sessão, às 10 horas. A partir desse horário, os licitantes poderão apresentar lances até o encerramento do certame.  Mais informações: comunicacao@prodest.es.gov.br


Airbnb é condenada por informação errada fornecida pela plataforma no Brasil

Aplicativos de hospedagem têm responsabilidade caso o anfitrião forneça informação diversa da apresentada ao usuário do serviço. Assim entendeu a juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília.

Aplicações de IoT terão de se alinhar à LGPD

O ecossistema nacional de Internet das Coisas está em construção e passa muito pela colaboração, observa o associate partner na McKinsey Lucas Pinz. A conectividade na área rural segue sendo o desafio a ser vencido.

Google, Facebook, Twitter e WhatsApp aderem a programa anti fake news do TSE

"Nas Eleições Municipais de 2020 pretendemos aperfeiçoar as ações voltadas a desmentir notícias falsas”, afirmou a presidente do Tribunal, Rosa Weber.

Dia das Crianças rende R$ 3 bilhões em vendas online

Segundo levantamento da Social Miner, resultado foi 23,9% melhor que o do ano passado. 

STJ: Internet deve ser veículo de divulgação de sentenças em ações coletivas

Terceira turma rejeitou decisão do RS que determinava publicações em jornais impressos. 

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G