Home - Convergência Digital

Novas demissões são alerta para indústria eletroeletrônica

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 30/07/2019

Na soma de empregados e demitidos, a indústria eletroeletrônica voltou a dispensar mais do que contratar em junho – e pelo segundo mês consecutivo este ano, o que deixa o nível geral de empregados no setor próximo há um ano, quando a greve dos caminhoneiros paralisou fábricas e levou à demissão em massa de mais de 2 mil trabalhadores. 

“O número de empregados da indústria eletroeletrônica diminuiu em 165 vagas no mês de junho, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). O resultado representa a segunda queda consecutiva, após a trajetória de crescimento observada nos primeiros quatro meses do ano”, diz a entidade. 

Embora no total do mês a indústria eletroeletrônica contasse com 237,2 mil trabalhadores diretos, esse número está acima do registrado há um ano, mas muito por conta do efeito então sentido pela paralisação do transporte rodoviário. 

“É importante lembrar que, em maio de 2018, ocorreu a greve dos caminhoneiros que influenciou a redução de mais de 2 mil trabalhadores do setor eletroeletrônico em maio e junho do ano passado”, diz a Abinee, lembrando dos 236,3 mil empregados em junho de 2018. 

A Abinee interpreta a queda no nível de emprego do setor como um sinal de alerta e reforça a urgência na adoção pelo governo de medidas que propiciem a retomada da atividade industrial. “Precisamos rapidamente de uma sinalização que evite entrarmos numa espiral decrescente na geração de empregos”, afirmou o presidente da entidade, Humberto Barbato. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/05/2020
Empresa de TI abre vagas para trabalho 100% remoto

13/05/2020
Procura pela Carteira de Trabalho digital cresce 105% em 30 dias

13/05/2020
Cubo Itaú abre 160 vagas para desenvolvedores em startups

13/05/2020
Contratação imediata em tempos de Covid-19

11/05/2020
Empresa nacional de TI abre 380 vagas e adere à campanha "Não Demita"

29/04/2020
Empresas de TI abrem mais de 500 vagas

17/04/2020
Dona das Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com abre 100 vagas para TI

16/04/2020
Pesquisa de inovação mostra investimento baixo e falta de política pública

15/04/2020
Metade da indústria eletroeletrônica parou por conta do coronavírus

09/04/2020
Empresas de TI do Rio pedem negociação de emergência com trabalhadores

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site