Convergência Digital - Home

No Brasil, 65% das empresas acreditam que seus dados estão à venda na Dark Web

Convergência Digital
Convergência Digital - 29/07/2019

O Brasil é campeão em incidentes de segurança na nuvem por conta da imaturidade das empresas com relação à segurança de dados, aponta o estudo Cloud Security Threat Report (CSTR) da Symantec. O levantamento mostra que 78% dos entrevistados no Brasil afirmaram já ter sofrido algum tipo de ataque por esse motivo, porcentagem superior à média global, que é de 73%.

Um dado preocupante da pesquisa:65% das empresas brasileiras acreditam que seus dados já estejam à venda na Dark Web e temem um risco maior de vazamentos de dados devido à mudança para a nuvem. A falta de visibilidade nos workloads na nuvem foi apontada como a causa principal por esses executivos brasileiros, uma vez que 90% dos entrevistados relatou problemas em monitorar todos os workloads na nuvem, de acordo com o estudo, que entrevistou 1.250 profissionais tomadores de decisões em segurança de 11 países pelo mundo.

Apesar de mais da metade (55%) de todo o workload computado das empresas brasileiras ter migrado para a nuvem, a área de segurança tem dificuldade para acompanhar esse movimento. Isso porque mais da metade (54%) das companhias indicaram que a maturidade da segurança da nuvem de suas organizações não é capaz de acompanhar a rápida expansão dos aplicativos na nuvem.

“A adoção de novas tecnologias quase sempre levou a brechas na segurança, mas nós descobrimos que a brecha criada pela computação na nuvem representa um risco ainda maior do que imaginávamos dado o conjunto de dados confidenciais e essenciais à empresa que são armazenados na nuvem", reforça o diretor de Tecnologia da Symantec, Vladimir Amarante.


Destaques
Destaques

IDC: mercado de nuvem pública vai chegar a R$ 15 bilhões em 2020

Mercado de TI brasileiro vai crescer 5,8% impulsioando pelos negócios de clóud computing e pela aceleração do mercado de software. Nuvem privada tem a preferência das grandes empresas e fica com até 25% do orçamento destinado à TI.

BRK Ambiental, CTG Brasil e Via Varejo aderem à nuvem na jornada digital

Empresas implementaram a plataforma SAP S/4HANA para sustentar a estrastégia digital. Os negócios de cloud tiveram forte impacto na receita da SAP Brasil.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desafios às empresas: Contêineres, Orquestração e Microsserviços

Por Lenildo Morais*

Com o padrão “multi-edge edge computing”, o tráfego e os serviços de TI mudam de uma nuvem centralizada para micro-nuvens espalhadas o mais próximo possível dos usuários. As operadoras terão que oferecer serviços sob demanda, e mesmo em tempo real, para atender a todos os tipos de aplicativos.

Você já pensou no impacto que os seus dados geram no planeta?

Por Gustavo Loiola*

Hoje, são milhares de data centers espalhados pelo Planeta. É engraçado pensar nisso quando hoje falamos da tal da “nuvem" que armazena os nossos dados. Tiramos uma foto? Vai para a nuvem. Postamos no Instagram? Vai para a nuvem. Netflix, Spotify, Deezer? O streaming também está na nuvem.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site