INOVAÇÃO

Justiça de São Paulo inicia cronograma para robotizar execuções fiscais

Convergência Digital* ... 15/07/2019 ... Convergência Digital

O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou um cronograma de adoção gradual, ao longo de 2019 e 2020, de um sistema robotizado para tratamento de execuções fiscais. A implantação é baseada em um projeto-piloto realizado na Comarca de Guarulhos, deu origem a um comitê e a uma nova área de Tecnologia da Informação e, atualmente, está em fase de expansão para outras comarcas.

A solução é baseada nos trabalhos do servidor Francisco Antonio Cavalcanti Lima, que no caso de Guarulhos conseguiu reduzir 400 mil processos em tramitação desde 2013 – de 600 mil para 200 mil. A solução, baseada no projeto criação de softwares de automação com a ferramenta “SikuliX”, que constroi robôs que podem ser úteis em várias tarefas repetitivas, ficou em primeiro lugar no prêmio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), de 2016, bo concurso “Robotização no Poder Judiciário”. 

Entre as funções da solução automatizada estão cadastro e digitalização de documentos; cadastro e juntada de petições intermediárias; alocação de processos para um usuário; carregamento de processos na fila do fluxo de trabalho; análise de pedido de citação por edital e conferência de texto e alteração classe da última petição.

Segundo a juíza da Vara de Execuções Estaduais da Capital, Ana Maria Brugin, o projeto-piloto desenvolvido em Guarulhos totalizou 800 mil movimentações processuais, com extinção de mais de 200 mil execuções fiscais em seis meses.  “Optamos por começar com processos simples e evoluímos para os mais complexos, com ganhos de eficiência e de aumento de arrecadação”, destaca a juíza representante do TJSP no Grupo de Trabalho para estudos, proposição de medidas e construção de fluxos automatizados no Processo Judicial Eletrônico (PJe), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O procurador coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Munícipio, Ricardo Ferrari Nogueira, está otimista com a expectativa de resultados já no próximo mês, com a implantação do sistema na Vara de Execuções Municipais da Capital, iniciada em julho. “Fiquei bastante impressionado com a racionalização do trabalho nas Execuções Estaduais. A parceria entre TJSP e Procuradoria na esfera digital vem desde 2015, com o e-SAJ e, agora, com os novos robôs, os resultados serão ainda mais produtivos”, conclui.

Cronograma

2019

1º/7: Execuções Fiscais – Central 

19/8: SEF – Campinas 

4/10: SAF - Praia Grande

26/11: Fazenda Pública – Guarujá 

2020

30/1: SAF – Piracicaba 

23/3: SAF – Sorocaba 

13/5: SAF – São Vicente

1º/7: SAF – Itaquaquecetuba 

19/8: SAF – Itanhaém 

7/10: SAF – Santos 

* Com informações do TJSP


Cloud Computing
Nuvem será a base de 85% dos aplicativos de negócios até 2025

Cloud computing vai estar presente em todos os lugares e empresas nos próximos sete anos. Assim como a Inteligência Artificial em nuvem reduzirá o custo e a barreira de entrada e abrirá uma mina de ouro para o potencial de inovação e experimentação científica.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Transformação digital é um dos temas da 4ª edição da O&G TechWeek

Evento, no Rio de Janeiro, vai  debater o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia.

Desafio em segurança e defesa premia startups com R$ 100 mil

Fintechs e Blockchain também são temas para a disputa, batizada de Conexão Defesa, e que acontece de 03 a 05 de setembor, em Florianópolis. Inscrições vão até o dia 20 de agosto.

Brasil cai duas posições em ranking global de inovação

Entre 129 países, o Brasil é o 66º mais inovador segundo o Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Na América Latina, País fica atrás do Chile, México e Costa Rica.

G7 manda recado ao Facebook: a criptomoeda Libra não será liberada tão fácil

As autoridades regulatórias globais não permitirão que o Facebook lance sua criptomoeda libra até que todas as suas preocupações, desde a lavagem de dinheiro até a estabilidade financeira, sejam resolvidas,revelou Benoît Coeuré, membro do conselho do Banco Central Europeu.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G