INOVAÇÃO

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 14/06/2019 ... Convergência Digital

As leis de proteção de dados geram tanto oportunidades quanto ameaças. "Não trate as legislações apenas como um novo projeto de compliance. Construa os alinhamentos de negócios e avalie seu posicionamento", ressaltou Adarsh Kumar, CTO e líder de cibersegurança para América Latina da Capgemini, durante palestra no CIAB Febraban 2019, realizado esta semana, em São Paulo.

Kumar orientou as instituições financeiras a aproveitarem as oportunidades a partir de novos modelos de negócios para entregar mais valor aos clientes e ao negócio. "API e colaboração são essenciais para os bancos moverem-se para frente. Avaliem as capacidades atuais dos programas de open API e determinem as maneiras de acelerar o processo", completou.

Falando sobre open banking, ele listou três pontos específicos capazes de criar impactos significativos para o ecossistema bancário: regulação para provedores terceiros; acesso à conta de pagamento e autenticação mais forte e comunicação segura. "O open banking está possibilitando tecnologias da mesma maneira que os provedores de internet o fizeram com serviços de valor agregado para o consumidor", comparou.

Para ele, open banking vai fazer pagamentos – como transferência de créditos, débitos diretos no cartão e banco online – ficarem mais seguros, aumentar a proteção ao consumidor, promover a inovação e a competição, ao mesmo tempo em que vai assegurar um nivelamento nos meios de pagamentos. Adarsch Kumar enfatizou, porém, que uma questão não pode ser esquecida: os dados pertencem aos clientes. Confira a entrevista.


Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G