INCLUSÃO DIGITAL

Telefonica abre chamada para soluções inovadoras de conectividade rural

Convergência Digital ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Telefónica, por meio da plataforma Open Future, busca propostas inovadoras para conectar áreas rurais isoladas ou remotas de qualquer parte do mundo, possibilitando a conexão entre as pessoas e o acesso à internet móvel. As ideias serão recebidas até o dia 30 de junho, pelo Call Global 2019 Internet para Todos, projeto de mesmo nome lançado pela Telefónica no ano passado.

Como explica a própria empresa, “o Internet para Todos é uma importante oportunidade de negócios para a Telefónica em áreas não cobertas pela infraestrutura tradicional e, ao mesmo tempo, um projeto sustentável e responsável para reduzir o fosso digital”.

O objetivo desta chamada, lançada no Brasil pela Wayra, é explorar soluções sustentáveis para dois desafios: a obtenção de dados reais e confiáveis sobre áreas isoladas a serem conectadas; e uma vez ampliada a conectividade em ambientes remotos, como acelerar sua adoção e impacto.

O projeto vencedor terá um espaço de trabalho à sua disposição por um período de 3 a 6 meses, em qualquer um dos hubs Wayra e Open Future presentes em 11 países, dependendo da disponibilidade e do local mais apropriado. Além disso, serão oferecidos mentoria e acompanhamento aos projetos selecionados, ministrados por membros da equipe Internet para Todos, bem como a divulgação da iniciativa.

Caso a solução proposta seja de interesse comercial e tecnicamente validada pelos especialistas do Internet para Todos, a startup vencedora terá a possibilidade de realizar um Piloto Comercial no valor de até € 100 mil (cerca de R$ 430 mil) e com duração de 3 a 6 meses. Se o piloto for bem-sucedido, será estudada a possibilidade de incluir o projeto ou produto no catálogo de serviços do Grupo Telefónica.

O Internet para Todos surgiu originalmente no Peru, com a missão e conectar áreas isoladas. Agora, a Telefónica procura replicar esse modelo em qualquer lugar do mundo com o mesmo espírito colaborativo, somando soluções abertas, disruptivas e sustentáveis.



Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G