INTERNET

Prefeitura de Porto Alegre quer vender 1000 km de fibra óptica

Por Fernanda Ângelo ... 22/05/2019 ... Convergência Digital

A prefeitura de Porto Alegre quer vender ou repassar para a concessão privada uma rede de aproximadamente 1000 km de fibra óptica, revelou o prefeito Nelson Marchezan Júnior, ao participar do Painel Telebrasil 2019, nesta terça-feira, 21/05. "Queremos tirar essa responsabilidade de fazer esse ativo funcionar, mas estamos encontrando uma certa dificuldade de encontrar interessados", pontou o prefeito da capital gaúcha.

Porto Alegre trabalha com a expectativa de atrair mais investimentos para o município, que hoje tem quase uma centena de antenas programadas para serem instaladas, levando conectividades para vários pontos cegos da cidade. Nelson Marchezan Júnior explicou que a ideia da prefeitura é fazer um contrato - de 15 a 20 anos onde a empresa privada teria o direito de explorar pagando pelo ativo ou entregando serviços gratuitos determinados pela gestão pública.

Porto Alegre desburocratizou a implementação de antenas. O prefeito da cidade lembrou que teve de aprovar uma lei municipal para assumir que iriam cumprir uma Lei federal. Com a medida, a capital gaúcha saltou das últimas posições no ranking das cidades amigas da Internet, produzido pelo Teleco, para a 4ª posição em 2018, a melhor de uma capital brasileira. Entre as simplificações trazidas pela lei gáucha está a retirada da necessidade de que sete secretarias se manifestassem sobre a necessidade de instalação de uma antena. “Hoje o técnico responde profissionalmente pelas informações que ele entrega na prefeitura.E essa flexibilização trará investimentos de R$ 70 milhões que estavam represados por parte das operadoras, além de ampliar a entrega de serviços ao cidadão", completou Marchezan Júnior.


Senacon investiga coleta de dados de geolocalização pelo Google

A Secretaria do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça notificou o escritório brasileiro sobre uma possível violação à privacidade e à proteção de dados pessoais com a captura indevida de informações de usuários.

STJ pressiona por PJe e vai recusar processos eletrônicos a partir de outubro

A partir de 1º de outubro, o Superior Tribunal de Justinça não vai mais receber processos dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Justiça condena site a pagar R$ 100 mil por uso indevido de imagem para 'memes'

A publicação de fotos sem autorização de uso de imagem, somada à venda de produtos contendo a imagem ou caricatura da pessoa, configura dano moral. Assim entendeu o juiz Thiago Inácio de Oliveira, da 2ª Vara de Cristalina (GO). A imagem foi usada em 'memes' em página de humor na Web.

Governo do Espírito Santo vai comprar 340 quilômetros de fibra óptica

Licitação está sendo conduzida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Projeto vai interligar 100 unidde de órgãos públicos estaduais. Hoje a infraestrutura óptica do governo já interliga cerca de 450 órgãos estaduais em quatro cidades.

Governo Trump ameaça a França por imposto cobrado às gigantes da Internet

O Senado francês aprovou uma taxa de 3% que será aplicada sobre a receita de serviços digitais vendidos na França por empresas que tenham mais de 25 milhões de euros em receita no país e 750 milhões de euros no mundo. O departamento de Comércio dos EUA questiona a legalidade do tributo.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G