SEGURANÇA

Senado vai avaliar política nacional de segurança cibernética

Convergência Digital ... 09/05/2019 ... Convergência Digital

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou nesta quinta, 9/5, um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) no sentido de que seja analisada a política nacional de defesa cibernética, tocada principalmente pelo Exército e que culminou na criação do Comando de Defesa Cibernética, instalado em Brasília.

“Esse é um assunto que merece ser acompanhado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para prestigiar, para não deixar falhar, para não deixar de haver suprimentos e atenção, especialmente neste momento de transformação tecnológica crucial que nós estamos vivendo”, sustentou o senador.

Para defender a iniciativa, Amin listou notícias relacionadas a vazamentos de dados, acidentais ou provados por hackers, além de levantamentos que indicam o Brasil como um dos principais alvos mundiais a esse tipo de ataque.
 “Não é só o ataque para confundir, é também para sacar dados”, afirmou o senador, citando especialmente o vazamento identificado em abril deste ano sobre as bases de dados do Conselho Nacional de Justiça.

Para Amin, “será de grande valia estabelecermos a análise dessa política e apoiá-la”. Conforme definido pelo requerimento, a ideia é que o trabalho seja realizado ao longo dos próximos meses e apresentado à Comissão de Relações Exteriores ainda neste ano de 2019.


Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Para Idec, ação comprova que Metrô de SP não garante segurança de reconhecimento facial

Segundo entidade, que move processo contra o Metrô, empresa falhou em não realizar estudo para implantar a tecnologia. 

Bancos querem prisão por até 18 anos para cibercriminosos

Instituições financeiras pedem a aprovação urgente do PL 2638, apresentado na Câmara, pelo deputado Marcelo Ramos, PR/AM, que impõe punição rigorosa às fraudes cibernéticas. "A impunidade é um incentivo", diz Adriano Volpini, do Itaú-Unibanco.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G