Convergência Digital - Home

Telefônica vende metade de seus datacenters, dois deles no Brasil

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 08/05/2019

A Telefónica anunciou nesta quarta, 8/7, a venda de 11 de seus 23 datacenters para o fundo espanhol especializado em infraestrutura Asterion Industrial Partners por 550 milhões de euros, ou cerca de R$ 2,4 bilhões. Do total alienado, dois deles são no Brasil – em São Paulo e Curitiba – esses pelo valor de R$ 441 milhões.

No comunicado à Comissão de Valores Mobiliários brasileira, a operadora informou que “a transação tem como objetivo otimizar a alocação de capital da Companhia, gerando valor aos seus acionistas”. Inicialmente, as tratativas de venda começaram ainda em 2018 e chegou a ser indicada a expectativa de passar adiante todos os datacenters que a empresa possui pelo mundo.

Além dos dois no Brasil, foram vendidos datacenters na Argentina (2), Chile (1), Estados Unidos (1), Espanha (2), México (1) e Peru (2). Mas o acordo envolve um contrato de prestação de serviços, de forma que a operadora vai continuar oferecendo os serviços que presta atualmente para o mercado corporativo, “assegurando a continuidade da prestação de serviços de housing pela a área de B2B aos clientes da Companhia”, conforme informado à CVM. 


Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site