NEGÓCIOS

SAP e Apple: privacidade dos dados é uma das questões mais importantes do século

Por Roberta Prescott* ... 08/05/2019 ... Convergência Digital

Em um movimento inesperado, Bill McDermott, CEO da SAP, chamou ao palco, nesta terça-feira, 07/05, durante a abertura do Sapphire Now, Tim Cook, CEO da Apple. Boa parte da plateia do evento, que reúne cerca de 30 mil pessoas nesta semana em Orlando (EUA), imediatamente levantou o celular para tirar fotos, enquanto os dois executivos sentavam-se em poltronas no palco de onde conversariam por alguns minutos sobre mobilidade, aprendizado de máquina, aplicativos corporativos nativos, entre outros temas.

McDermott começou o bate-papo lembrando quando a SAP adotou os iPads corporativamente. "Quando vimos nossas aplicações nos seus lindos aparelhos, dissemos que aquilo iria mover o futuro", disse McDermott. "Para quem não sabe, quando a Apple estava em baixa, lá em 1997, 1998, nós recorremos à SAP para a infraestrutura de aplicações e aquilo foi um catalisador chave que nos permitiu transformar a empresa", respondeu Cook.

Eles lembraram que, em 2016, ambos os CEOs concordaram que seria útil um kit de desenvolvimento de software (SDK) em torno do iOS e que estivesse na nuvem. "Eu acho que nós dois correlacionamos a vida real com a capacidade de empreendimento inteligente. E o que acontece quando você pode juntar tudo, o que acontece quando você pode trazer as últimas e mais importantes informações em tempo real para a pessoa certa para que tomem a melhor decisão", disse Cook, antes de relacionar o uso das aplicações das SAP, dispositivos Apple com tecnologias como realidade aumentada (AR, na sigla em inglês).

Um dos exemplos dados pelo CEO da Apple foi de um caso de uso no varejo no qual a empresa pode usar AR em um tablet para organizar os produtos nas plantas das lojas próprias ou de parceiros. Os processos abolem o papel e o sistema pode, por exemplo, aponta para quem estiver efetuando a tarefa como deve posicionar o produto. 

Os executivos também debateram privacidade de proteção de dados. Para Cook, este tema é uma das principais questões do século. "O telefone que você tem no agora no seu bolso tem mais dados sobre você do que em sua casa inteira — se alguém invadir a casa vai saber uma fração do que seu smartphone sabe. E o mesmo ocorre para empresas: quer você perceba ou não, funcionários e seus dispositivos carregam muita informação sobre o seu negócio. E é por isso que são as joias a serem protegidas", disse. "Estamos com você no movimento e GDPR. A SAP sabe que não detém o dado, que é do cliente", acrescentou McDermott.

No Sapphire, SAP e a Apple anunciaram que o CORE ML®, tecnologia de aprendizado de máquina no dispositivo da Apple que estará disponível pela primeira vez como parte do SDK (software development kit) do SAP Cloud Platform para iOS. A próxima versão do SDK do SAP Cloud Platform permite que as empresas criem aplicativos iOS personalizados e inteligentes desenvolvidos por SAP Leonardo. Os modelos de aprendizado de máquina serão baixados automaticamente para o iPhone e iPad, para que os aplicativos possam ser executados offline e, em seguida, atualizar dinamicamente enquanto conectados ao SAP Cloud Platform.

Por meio da parceria com a Apple, a SAP reconstruiu seus aplicativos móveis mais populares para as soluções SAP SuccessFactors e SAP Concur, juntamente com o SAP Asset Manager, para executar nativamente no iOS. Esses aplicativos são totalmente integrados ao iPhone e ao iPad, para maximizar a segurança, o desempenho e as mais recentes inovações de plataforma da Apple. A SAP anunciou também que expandirá sua experiência iOS nativa em todo o seu portfólio de aplicativos, começando com as soluções SAP Ariba, e que também expandirá suas ofertas de aplicativos para o Mac, com novos aplicativos que combinam com a potência e a facilidade de uso dos aplicativos SAP iOS. 

Para Cook da Apple, os clientes corporativos estão vendo benefícios reais nos negócios quando usam o iOS. O SAP Cloud Platform SDK para iOS foi desenvolvido pela Apple e pela SAP para ajudar os desenvolvedores a criar facilmente aplicativos iOS personalizados para a empresa. Com o iOS SDK, os clientes de indústrias, incluindo manufatura, varejo e transporte, estão transformando a maneira como trabalham. 

*Roberta Prescott viajou a Orlando para o Sapphire a convite da SAP Brasil


Cloud Computing
Embraer cria sistema de big data e analytics com AWS e Claranet

Companhia criou o IKON, sistema para captação, armazenamento e análise de alto volume de dados para manutenção preditiva de aeronaves da família E-Jets. Com o novo produto, a coleta automática de dados passou de 12 dias para um processo imediato, garantindo que os dados estejam prontos para serem analisados ​​5 minutos após sua geração na aeronave.

Avanço dos hackers vai fazer brasileiro comprar mais seguros

O brasileiro faz seguro de bens materiais, mas está começando a entender que é preciso também proteger seus dados devido ao avanço dos crimes cibernéticos, observa o diretor da Capgemini Marcio Gropillo. Seguradoras correm contra o tempo para se adaptarem às novas demandas.

Facebook une 27 empresas, lança moeda virtual Libra e invade espaço dos bancos

Rede social pretende lançar a moeda no primeiro semestre de 2020. Microsoft, Uber e Vodafone estão na iniciativa.

Pegasystems chega ao Brasil para brigar pelo mercado de CRM e IA

Norte-americana, que atuava por meio de parceiros, abriu operação local e tem como objetivo rivalizar com Salesforce, IBM e Oracle. Empresa também quer atuar com prestadores de serviços de TI.

BRQ: desafio é pensar o negócio de forma diferente para entender a dor do cliente

O CEO e fundador da prestadora de serviços de TI, Benjamin Quadros, diz que a maneira de fazer software mudou muito nos últimos 20 anos e segue mudando por conta da disrupção digital. Mas adverte para a falta de bons profissionais.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G