INCLUSÃO DIGITAL

Telebras e Viasat afirmam levar banda larga para cerca de 3 mil escolas públicas pelo GESAC

Convergência Digital* ... 06/05/2019 ... Convergência Digital

Liberadas pelo Supremo Tribunal Federal para atuarem em parceria, a Telebras e a Viasat, prestam contas ao mercado. As companhias anunciaram nesta segunda-feira, 06/05. que aproximadamente 900 mil alunos em quase 3 mil escolas públicas e em áreas remotas em todo o Brasil já receberam acesso à internet de alta velocidade por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), sob a iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

Centenas de localidades adicionais também foram beneficiadas, como postos de fronteira das Forças Armadas, unidades de saúde pública e aldeias indígenas.as remotas em todo o Brasil já receberam acesso à internet de alta velocidade por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), sob a iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). Centenas de localidades adicionais também foram beneficiadas, como postos de fronteira das Forças Armadas, unidades de saúde pública e aldeias indígenas.

Nessa parceria, a Telebras é responsável pela gestão, comercialização e operação do satélite SGDC-1, enquanto a Viasat fornece seus equipamentos e serviços terrestres satelitais amplamente consolidados no mercado internacional. Em conjunto, as empresas estão focadas em maximizar a utilização do SGDC-1, para levar serviços de banda larga de alta capacidade ​​para comunidades onde o serviço de internet é historicamente indisponível.

A maioria das localidades atendidas está no Norte e Nordeste do país, com foco prioritário em comunidades remotas e de difícil acesso — algumas sem sinal de telefonia ou apenas com infraestrutura básica de internet.

Até o fim do ano, a Telebras e a Viasat esperam conectar mais de 8 mil escolas e 400 unidades de saúde pelo país, priorizando inicialmente os estados mais carentes de infraestrutura de internet em banda larga. Ao total, a política pública do Gesac prevê cerca de 15 mil pontos instalados antes do final deste ano.


Carreira
Parceria oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos de programação

Iniciativa da Digital Innovation One e do Sindicato patronal de TI de São Paulo pretende capacitar mão de obra e identificar talentos em tecnologia. Os interessados podem, por exemplo, aprender Javascript, HTML, Reactjs, banco de dados, Python, Git, blockchain e inteligência artificial.

Mais da metade das mulheres no mundo está sem acesso à Internet

União Internacional de Telecomunicações adverte que o sexo feminino é o mais afetado pela desigualdade no acesso à banda larga, em especial, nos países em desenvolvimento.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G