TELECOM

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/04/2019 ... Convergência Digital

No que vem sendo uma trajetória constante, os acessos fixos à internet voltaram a crescer em março (+21,4 mil), acumulando em 2019 um aumento líquido de 223 mil conexões (+5,5%) e totalizando 31,43 milhões de conexões ativas no fim do primeiro trimestre deste ano.

Além do crescimento contínuo, o desempenho da oferta de banda larga fixa se dá predominantemente pela substituição dos acessos por conexões em fibra óptica, especialmente, mas não somente, sobre a rede de cobre (xDSL). Já são 6,33 milhões de acessos em fibra, ou 20,1% do total.

A modernização dos acessos se mostra nas 660 mil novas conexões entre janeiro e março deste ano, o triplo do crescimento líquido de 223 mil no período. Nos últimos 12 meses, foram 2,7 milhões de novos acessos em fibra, para um crescimento líquido de 1,7 milhão desde março de 2018.

Daí a proporção da fibra ter passado de 12% para os atuais 20%. Enquanto isso, o xDSL recuou de 43%, mas ainda representa 37% de todos os acessos em serviço no Brasil. As conexões por cabo coaxial são a segunda tecnologia mais usada, com 30%. Depois a fibra, mas que cresce enquanto o xDSL cai e o cabo estabilizou.

Pelo visor dos grupos, a concentração continua a tônica da oferta do serviço no país. Claro/Net, Telefônica e Oi detém 72% do mercado. O crescimento, no entanto, é absolutamente concentrado nas empresas com menos e 50 mil assinantes. Em 12 meses, esse grupo de empresas cresceu 32% e detém 21% dos acessos fixos à internet.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G