GESTÃO

STJ se adequa à LGPD e admite que houve ajustes de TI

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 21/04/2019 ... Convergência Digital

A adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados já começou no Superior Tribunal de Justiça, conforme revela o coordenador de infraestrutura do Tribunal, Valmir Ferreira Gomes. Tanto no relacionamento externo como interno, as medidas trazidas pela legislação exigem nova conscientização.Gomes participou da mesa redonda sobre segurança da informação e o impacto nos negócios, realizada pelo Convergência Digital, em parceria com a Unisys e a Dell EMC.

“O STJ já está adotando a LGPD nos nossos processos licitatórios, por exemplo. Assim que a gente publica um edital, uma intenção de registro de preços, a primeira coisa que a gente recebe são pedidos das empresas de acesso direto ao SEI, a todos os documentos”, diz o coordenador de infraestrutura. “Começamos a nos policiar melhor sobre isso”.

 Internamente, também estão sendo necessários ajustes. “Como o nosso storage estava com problema de espaço, o Tribunal autorizou que colocássemos na nuvem os dados pessoais dos funcionários. Foi uma confusão entre o que é pessoal, o que é do STJ, etc. Isso exigiu conscientização de todas as unidades. A gente percebeu que a segurança do dado é muito importante em nível pessoal também”.


Carreira
Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Seleção simplificada mira especialistas em gestão de projetos, infraestrutura de TI, segurança de dados, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Federação Assespro reclama da falta de parceria do governo com as empresas.

Receita simplifica certificado digital online para pessoa jurídica

Segundo o Fisco, empreendedores não precisarão se deslocar a estabelecimentos físicos para obter um e-CNPJ junto à Autoridade Certificadora.

Governo recria Conselho Nacional do Consumidor e inclui Anatel

Decreto cria órgão com 15 integrantes, sendo quatro das agências de telecomunicações, aviação civil, energia e petróleo. 

Covid-19 acelerou digitalização de 200 serviços públicos

Segundo a Secretaria de Governo Digital, em 18 meses já são 800 serviços acessíveis totalmente de forma digital. 

Petrobras adota satélite de baixa órbita para reduzir tempo de transmissão de dados

Estatal contratou satélites de órbita média terrestre para reduzir em 75% a transmissão de dados. Tecnologia vai ser usada em outras oito plataformas da Petrobras, instaladas nos campos de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G