TELECOM

Transparência na oferta derrubou preço dos dutos, indica Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel indica que em duas semanas, portanto até o início de maio deste 2019, terá concluído a homologação das novas ofertas de atacado, obrigatórias para as maiores operadoras de telecom do país. E segundo adianta o superintendente de competição da agência, Abraão Balbino e Silva, os novos produtos chegam com reduções significativas no preço.

“O impacto é forte. O preço de um quilômetro de duto caiu de R$ 40 mil para R$ 400”, afirma. Os valores já estão no Sistema de Negociações de Ofertas de Atacado, a plataforma onde os principais detentores de infraestrutura precisam divulgar ofertas de referência públicas.

O SNOA foi uma inovação associada ao Plano Geral de Metas de Competição ainda de 2012. Nessa nova revisão, foram incluídos produtos valiosos para pequenos provedores de serviços, como os já mencionados dutos e links de alta velocidade – acima de 34 Mbps para diferenciá-los dos contratos de Linha Dedicada.

Da revisão, aprovada em julho de 2018, até aqui foi feita uma atualização do sistema eletrônico de negociações, além da coordenação de como seriam feitas as ofertas novas. A agência, como explica Silva, está na reta final das homologações. Na questão dos dutos, o acerto é que os locais de maior demanda já entrarão este ano no sistema. As demais entrarão gradativamente.

Esse esforço é razoável. Só a Oi tem mais de 8 mil caixas de dutos no país. “Existe um cronograma de implementação em até dois anos. Mas o que está certo é que as redes nas principais cidades do país, onde existe maior demanda, já estarão no sistema”, afirma o superintendente de competição.



STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

Anatel publica novo regulamento de arrecadação de tributos

Norma disciplina recolhimento do FUST, Fistel, e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G